quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A primeira de Jonah, o primeiro de Al Attiyah/Thorner

Apesar da morte de Pascal Terry, o Dakar segue seu curso.

Jonah Street, estadunidense, vice-líder, foi o campeão da etapa de hoje. Vinha como segundo até o quilômetro 476, mas conseguiu, em 40 km, tirar os 6min18 que o separavam de Francisco Lopez e botar mais 1min16 no chileno, que acabou caindo para terceiro - atrás de Verhoeven.

Despres e Coma, vencedores do Dakar, chegaram em 8º e 9º, respectivamente. David Fretgne, que tenta bater o domínio da KTM, ficou 11min12 atrás do primeiro, levando sua Yamaha à sexta posição.

Os dois brasileiros que sobrevivem na categoria, Zé Hélio e Rodolpho Mattheis, conquistaram a 12ª (a 35min54) e a 45ª (5h57min43) posições. Com isso, Zé sobe uma posição, passando a ocupar o 13ª lugar. Já Mattheis dá um salto de 54º para 40º.

Entre os líderes, Coma ainda domina, mas sua diferença para Street baixou para 27min12. Fretgne segue firme na terceira posição.

Entre os carros, confirmou-se a vitória de De Villiers/Von Zitzewitz - para a tristeza dos franceses do Toyota, que poderiam seguir o rumo para San Rafael sem ter feito nem metade do percurso. A dupla da Volkswagen completou a especial em 5h47min43. O destaque foi o Hummer - puta carro feio! - de Robby Gordon e Andy Grider - que, a primeira vista, lembra muito o Ico, que chegaram a liderar durante a etapa e ficaram com a terceira posição (não vou entrar aqui na imagem que tenho de Camelo, ops... Gordon).

Com Sainz/Perin terminando em nono, a dupla Al Attiyah/Thorner conseguiram tirar a diferença de 3min46 que os separavam dos competidores da Volkswagen, alcançando a liderança da prova e abrindo 2min24.

A melhor Mitsubishi do dia foi Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, que sofreram com as dunas e chegaram em 5º, 7min12 atrás do primeiro. Na geral, Nani Roma/Cruz Senra são os melhores representantes da marca japonesa, na quinta posição, 24min29 atrás de Al Attyiah.

Entre os brasileiros, a melhor - e única - dupla que chegou foi Spinello/Vívolo, que agora estão entre os top ten do rally (vide o post abaixo).

Nos caminhões, André completou a etapa 9h44min33, e acabou caindo, na geral, de 5º para 9º. O campeão foi Firdaus Kabirov, com 6h43min56. Na geral, De Rooy lidera com um tempo apertadíssimo de 13 segundos (isso mesmo, treze sengundos!) para Kabirov.

Nos quadriciclos, Gonzalez completou em 8h52min38, e alcançou a liderança da prova. Na categoria, o dia foi marcado pelo abandono: 5 quadriciclos - quatro da Can-Am - saíram da competição.

Nenhum comentário: