quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O vídeo do acidente

O vídeo do acidente de Carlos Sainz e Michel Perin (que você pode ver aqui) é uma peça simbólica. Mais do que o próprio acidente - a queda em si não é mostrada pela imagem, apenas a hora em que o carro já está de cabeça para baixo e os ocupantes fora do veículo -, o vídeo reflete o espírito dos competidores deste rally.

O desespero de continuar não é exclusivo de Sainz, que parece não se conformar com o fato de seu navegador estar ferido e fora da prova. Não é só por que ele estava liderando. Acidentes, quebras e afins que pipocam durante o dia estão carregados da mesma vontade de voltar. Se o objetivo do competidor não é ganhar, não é chegar entre os top alguma coisa, pelo menos ele sonha em atravessar todo os obstáculos e cruzar a linha de chegada. Todos, de certa forma, têm esse "quê" de Carlos Sainz. Aliás, muitos acidentes sérios foram gerados exatamente por causa disso - quando Richard Sainct morreu, em setembro de 2004, durante o Rally dos Faraós, ele já havia sofrido uma queda e estava meio tonto, mas não desistiu.

Mas você não precisar pensar nisso quando for assistir ao vídeo. Sinceramente, eu ri quando Sainz perguntou sobre o ombro de Perin e o navegador respondeu com um gemido. Ou quando ele vai lá, novamente, e fala pra Michel "take your time, take your time" e o cara responde "It's all over for me, Carlos". Porque, na minha cabeça, ficava imaginando que Sainz e um certo navegador se dariam muito bem...

(PS: não quero que vocês pensam que me diverti com a lesão de Perin. Tenho muitos motivos para não achar acidentes no Dakar legal, principalmente aqueles envolvendo navegadores. Mas, convenhamos, tem como não rir de Sainz?)

Nenhum comentário: