segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os grandes esquecidos (I)

Com o costume de olhar sempre a ponta de cima da tabela de competidores, por vezes nos esquecemos de figuras curiosas que, mesmo não andando entre os grandes, já foram destaque no mundo motorizado.

Entre nomes de motociclistas famosos como Alfie Cox e De Gavardo, que hoje se aventuram pelas quatro rodas - o chileno já correu dois Sertões, ao lado do Sid Broering, um nome chamou-me a atenção: Isidre Esteve Pujol.

Isidre era piloto oficial da KTM, e acho que com isso uma coisa já é quase certa: o cara era bom. Corria ao lado de Marc Coma, Cyril Despres, Fabrizio Meoni e Richard Sainct, chegando a lutar pelo título em algumas edições.

Em março de 2007, porém, as coisas mudaram: Isidre sofreu um grave acidente durante a primeira etapa do Campeonato Espanhol de Rally em Todo Terreno e, por causa de uma queda, sofreu uma lesão medular grave. Acabou sem os movimentos da cintura para baixo, o que significava que sua carreira como motociclista estava acabada.

Mas Pujol voltou. A bordo de um SsangYoung adaptado, está, no momento, em 59° lugar. Passou pelo km 131 em 21°. Seu projeto, em parceria com a marca de carros e a Prossegur, é correr o Campeonato da Espanha e mais duas edições do Dakar.

"É claro que a minha vida mudou desde o acidente, mas o mundo não acabou. Cheguei ao topo quando competia nas motos. Agora, nos automóveis, quero também chegar ao topo. As coisas não se fazem de um dia para o outro e estou consciente das dificuldades e do longo caminho que terei de percorrer", disse Isidre à Autosport.

Quase não admiro esse cara.

Nenhum comentário: