domingo, 4 de janeiro de 2009

The Joey's hole

No primeiro episódio da quarta temporada de Friends, "Aquele da água-viva", Joey cava um imenso buraco na areia da praia - para se ter noção, ele cabia inteiro dentro do negócio.

Viciada que sou no seriado, assim que vi o cara cavando um buraco na praia de Copacabana, logo no dia 1º de janeiro, lembrei-me do Joey's hole. Perto do mar, deixou a água entrar até certo ponto, para que a areia ficasse mole e fosse mais fácil retirá-la do fundo. Depois, fez uma barreira para que não tivesse mais visitas inconvenientes. Estava ali desde cedo, e suas mãos já apresentavam assaduras. Continuava o trabalho, contudo, trabalho que não era bem trabalho, e sim um lazer um pouco atípico.

Cavar buracos é uma tradição quando vou à praia. Normalmente são pequenos, e acabo me divertindo mais tentando bolar uma forma da água atingir o meu trabalho. Mas, inspirada pelo cara (e por Joey), fui cavar o meu buraco.

Escolhi o lugar exato - não tão perto do mar, mas não tão longe, assim a água cairia na medida certa - e, sem o auxílio de qualquer instrumento, comecei a cavar. Em pouco tempo, lá estava eu, sentada dentro do meu próprio buraco. Claro, existiam inconvenientes: por algumas vezes, o mar invadiu minha obra-de-arte, enterrando parte das minhas pernas e deixando o resto dentro da água. Mas não desistia: cavava, cavava, cavava.

Mas logo começou a ficar chato aquele abaixa, levanta, tira a areia, abaixa, levanta, tira a areia. Carioca que sou, troquei a piscininha pelo mar de verdade, me jogando nas água gelada das ondas. O buraco ainda durou algum tempo, até que ficasse - novamente - totalmente coberto pela areia, como se ali nunca tivessem cavado nada.

Nenhum comentário: