sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Holowczyc/Fortin: feliz surpresa

O nome do piloto é difícil: Krysztof Holowczyc. Do navegador, nem tanto: Jean-Marc Fortin. Mas o nome complicado do polonês ao volante não é desculpa para que a dupla, a bordo de um Nissan, passe em branco.

Os dois seguiram um Dakar constante e raríssimas vezes estiveram fora dos dez melhores das especiais. Hoje, o auge - pelo menos nesta edição, e por enquanto, já que ainda falta uma etapa: o segundo lugar na décima terceira especial.

O dia foi atípico, a começar pelo vencedor. É difícil considerar uma Mitsubishi ganhando a etapa como atípico, mas Nani Roma e Cruz Senra só alcançaram este feito graças à estratégia da Volkswagen. A equipe alemã optou por seguir em comboio, e enquanto Depping/Gottschalk andavam mais à frente, Miller/Pitchford e De Villiers/Von Zitzewitz acabaram alcançando sétima e oitava colocações, respectivamente.

Holowczyc e Fortin chegarem à segunda posição também é resultado da estratégia dos Touareg. Mas não só isso. Robby Gordon e Andy Grider, que chegaram a andar na frente em certo ponto da especial, acabaram perdendo cerca de 18 minutos, o que os levou à décima sexta posição.

No quadro geral, porém, tudo continua igual: Giniel/Dirk continuam na liderança, a 2min20 à frente de seus companheiros de equipe - a Volkswagen, pelo que parece, já colocou o simpático gnominho sul-africano e seu navegador como primeira dupla. Gordon/Ico-Grider seguem na terceira posição, feliz surpresa que aconteceu não somente por causa do abandono de Carlos Sainz/Michel Perin e dos problemas de Roma/Senra. E podem ficar - levemente - sossegados, já que a dupla que está na quarta posição, Ivar Erik Tollefsen/Quin Evans, está a horas dos estadunidenses.

O Dakar segue para sua última especial com um quadro diferente do que se viu nos anos anteriores: a Volkswagen na liderança e a Mitsubishi tendo sua única vitória em um dia atípico.

Nenhum comentário: