quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Confusão pós-Dakar

Existem inúmeras diferenças entre rally e as corridas tradicionais de pista, como F1 e Stock. Certa vez o Ingo, após a pergunta básica "o que você vê de semelhante entre rally e stock", foi direto: o volante e os quatro pneus.

A chegada e, conseqëntemente (tenho até o final de 2012), a vitória são avaliadas de formas diferentes nesses dois tipos de corrida. Na F1, por exemplo, é simples: chegou em primeiro, ganhou.

No rally, a história não funciona exatamente desse jeito. Não ganha quem chega primeiro, e sim quem faz o menor tempo. É uma lógica fácil, mas já embolou a cabeça de algumas pessoas, porque a idéia de passar não é algo literal, visível. Como a largada é feita individualmente ou em duplas, com uma diferença entre cada um que varia entre 30 segundos e 1 minuto - com os cronômetros dos competidores acionados quando em seu horário de largada, nem sempre o cara que chegou em primeiro vai ganhar. Basta que outro cara faça o percurso com um segundo a menos que primeiro e, pronto, ganhou.

Toda essa volta foi para justificar a pérola do dia.

Chegou Pandini animadíssimo com o resultado da prova da FIAk, fantástica corrida entre os jornalistas, ocorrida ontem. Mostrou-me orgulhosamente seu terceiro lugar e me deixou analisar o resultado. Condicionada, fui direto olhar o tempo. Aí, sem nem pensar direito, soltei essa: "eu não consigo entender essas corridas. Como, por exemplo, você chegou em terceiro se o França fez um tempo menor que o seu?"

Em seguida, respondi à minha própria pergunta: "óbvio. Você chegou na frente".

Mas o Panda já rolava de rir da minha cara.

Nenhum comentário: