segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Luz de alerta para a Citroën

A luz de alerta que acendou na Citroën depois que Hirvonen assumiu a ponta do campeonato deve ter ficado ainda mais forte após a prova da Austrália.

A prova teve constante troca de líder, mas a partir da SS25 Loeb assumiu a ponta e começou a abrir vantagem para o segundo colocado _que oscilava entre Sordo e Hirvonen. Com o finlandês consolidando sua vice-liderança no rally, Loeb ficaria a apenas um ponto de seu rival no campeonato.

Sim, o pentacampeão venceu. Mas não levou.

Logo depois do rally, os comissários de prova declararam que os carros da Citroën estavam com o santantônio irregular, e puniram cada carro do time com um minuto. Assim, Loeb, que fechou o Rally da Austrália com uma vantagem de 12s5 para Hirvonen, caiu para segundo, ficando 47s5 atrás do finlandês. E a diferença entre eles no campeonato subiu para cinco pontos.


Embora até o próprio Hirvonen tenha lamentado o ocorrido ("É uma pena que depois desses três dias de batalha emocionante o resultado do rally seja decidido na sala dos comissários", disse o finlandês para o site oficial do WRC), não há dúvidas de que a mudança de resultado foi comemorada pela Ford, que também viu sua diferença para a Citroën no campeonato de equipes diminuir para 13 pontos.

Não foi só Loeb que saiu prejudicado. Sebastien Ogier, que finalmente vem fazendo jus ao seu título no J-WRC, liderou boa parte da prova, venceu especiais e havia terminado na quarta posição. Com a penalidade, Latvala herdou sua colocação, e Ogier, único que piloto que se salva da Citroën Jr, ficou em quinto.

Dani Sordo, também piloto da Citroën, não teve alteração em sua colocação: continuou em terceiro.

Loeb não ganha um rally desde a prova na Argentina, em abril. Enquanto isso, Hirvonen levou as quatro últimas corridas. Se o campeonato parecia fácil para o pentacampeão há alguns meses, agora chegar ao hexa está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil.

Nenhum comentário: