domingo, 20 de setembro de 2009

Dakar 2010: sob ameaça?

Talvez seja lorota, talvez não passe de um boato tolo e sem sentido. Mas diz o jornal "La Tribune" que o Dakar de 2010 pode ser cancelado. O motivo: a gripe A e problemas financeiros (mais problemas financeiros do que a gripe A, na minha opinião).

É fato que o Dakar já foi cancelado uma vez. Em 2008, para quem não se lembra, esta que vos escreve ficou histérica quando problemas de terrorismo acabaram com a 30ª edição.

A partir daí, surgiu todo aquele boato dando conta que o Dakar não mais aconteceria. Então o rally veio para a América do Sul e o resto vocês sabem.

Sim, a prova deste ano também foi ameaçada pela crise econômica, mas aconteceu e, apesar de todas as minhas críticas, foi um sucesso. Os argentinos realmente vestiram a camisa do rally.

Anyway, segundo o já citado jornal, a ASO, organizadora do Dakar, teve uma queda de 21,5% em seus rendimentos. Isso sem contar a indenização pedida pela família de Pascal Terry, motoqueiro que morreu durante a prova por essas bandas. Além disso, temos o pequeno número de inscritos para a próxima edição _o que fez com que a organização prorrogasse o prazo para inscrição até o fim deste mês.

Se esses fatores vão mesmo conseguir cancelar mais um Dakar, isso só o tempo vai dizer. Mas vale lembrar também que existe um concorrente de peso: A África Eco Race, que acontece exatamente no berço do maior rally do mundo. A prova, que é impulsionada por Hubert Auriol, surgiu este ano para ser o "anti-Dakar", e já começou com presenças ilustres como a de Jean-Louis Schlesser. Para este ano, deve contar também com a equipe oficial da KTM, que não virá à América do Sul depois que a ASO reduziu a potência das motos.

Enfim, fiquemos de olho. Muita água deve rolar até janeiro. Só não sabemos se serão favoráveis ao Dakar.

Um comentário:

Serginholiveira disse...

Será que cancelariam? Ao menos para mim chegou já o formulário de credenciamento de prensa para 2010. Vamos aguardar.
abraço serginholiveira