sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11/09/2001

Lembro como se fosse ontem: eu estava na aula de teatro, e naquela época tínhamos aula de teatro em uma sala final do corredor do colégio. O Bruno Piton entrou na sala e falou algo tipo "vocês viram aquelas torres que caíram?", para depois nos informar que elas haviam sido derrubadas por um avião. Eu não fazia ideia de que torres eram, e no momento, juro, me veio na cabeça uma escultura de alguma cidade na África, meio ovalada, cheia de barras de ferro _sim, eu ainda me lembro o que passou pela minha cabeça naquele dia.

Aquela história tornou-se irrelevante pelo resto do meu dia no colégio. Até minha mãe ir me buscar, lá pelo fim da tarde.

Eu ouvi a notícia no rádio e associei as coisas. Soltei um "O Piton falou sobre isso!" e só então me integrei à sociedade do 11 de setembro _ou seja, fiquei acompanhando o tempo todo notícias sobre o ataque. Só aí me dei conta do que significava o ataque "àquelas torres que caíram".

Enfim, foi assim que fiquei sabendo dos ataques de nove anos atrás. Nada de acompanhar "Live" pela CNN ou qualquer coisa assim. Soube _embora não soubesse que eu sabia_ por um simples aviso de um colega em plena aula de teatro.

Olhando para trás, não me lembro de ter me interessado pelo mundo antes disso. Minha mãe pode clarear minha mente, mas foi nesse dia que me dei conta das coisas. Aí comecei a ouvir falar em Bush, e terrorismo. Descobri o Oriente Médio e seus conflitos, descobri que guerra não se restringia _infelizmente_ à primeira metade do século. Acho que foi a partir daí que descobri o mundo como ele é. Sinceramente, acho que não foi a melhor descoberta que fiz nos meus quase vinte anos de vida.

Nenhum comentário: