terça-feira, 9 de junho de 2009

Sertões em detalhes

A Dunas já havia divulgado a metragem das especiais faz um tempo. Mas por causa das fortes chuvas no Nordeste, algumas especiais foram encurtadas mas, pelo que o Du Sachs me disse durante uma entrevista (no Tazio, o último áudio da matéria), pouca coisa mudou em suas características.

Primeiro, aos números. De abril para cá, mais nove motos se inscreveram, totalizando 73 competidores. Nos carros, Marco Ermírio de Moraes acertou em cheio: foram 55 veículos. Sete caminhões também confirmaram presença.

Especial a especial, o Sertões ficou assim:

23.jun
19h30 - Prólogo em Goiânia, no mesmo lugar de sempre (em frente ao Shopping Flamboyant)

24.jun
1ª etapa: Goiânia (GO) - Santa Helena (GO)
Especial - 256 km
Super Prime - 1,5km, em Santa Helena
Total - 327 km

25.jun
2ª etapa: Santa Helena (GO) - Cidade de Goiás (GO)
Especial - 334 km
Total - 469 km

26.jun
3ª etapa: Cidade de Goiás (GO) - Minaçu (GO)
Especial - 317 km
Total - 645 km

27.jun
4ª etapa: Minaçu (GO) - Palmas (TO)
Especial - 373 km
Total - 764 km

28.jun
5ª etapa: Palmas (TO) - Luis Eduardo Magalhães (BA)
Especial - 301 km
Super Prime - ?? km, em Luis Eduardo Magalhães
Total - 539 km

29.jun
6ª etapa: Luis Eduardo Magalhães (BA) - Barra (BA)
Especial - 361 km
Total - 557 km

30.jun
7ª etapa: Barra (BA) - Petrolina (PE)
Especial - 240 km
Total - 548 km

1.jul
8ª etapa: Petrolina (PE) - Juazeiro do Norte (CE)
Especial - 197 km
Total - 438 km

2.jul
9ª etapa: Juazeiro do Norte (CE) - Caicó (RN)
Especial - 141 km
Total - 429 km

3.jul
10ª etapa: Caicó (RN) - Natal (RN)
Especial - 85 km
Super Prime - 8 km
Total - 340 km

O piso predominante será o cascalho, e durante o percurso teremos pontes e mata-burros (mataburros?) pra dar e vender e pra todos os gostos: verticais, horizontais, com vão central, de concreto (no caso das pontes, claro), destruídas. A maioria com três curecas (ou três !!!, como dizem atualmente). Tanto cureca quanto ! são as denominações para perigo. Quando usavam as curecas, que eram desenhos de caveirinhas, três representavam perigo mortal. Eu tinha uns dez anos, então isso era irado pra caramba. Quer dizer, aqueles malucos iam correr provas que tinham até perigo mortal! Que massa! Eu também quero! Essa história de ponto de exclamação tirou a mágica das caveiras...

Ops, voltando ao tema principal...

Passagem em rios e riachos também será uma constante nesse Sertões, bem como alguns techos de trial. Erosões _que, na minha língua, chamam-se crateras_ começarão a aparecer a partir da entrada no Tocantins.

Mas a mais impressionante é a da quinta etapa, entre Palmas e LEM. Em minhas anotações, até coloquei um CS ao lado, só para lembrar de comentar isso aqui. Existe uma erosão imensa bem no meio da pista. Vai ter um desvio, mas pergunta se, no final, a galera não estava comentando que aquela vai ser a cratera do Carlos Sainz? O que, vocês não lembram da queda dele no Dakar?

Outro destaque que achei interessante é no dia seguinte, que vai até Barra. É o começo da areia e durante 30 km terá uma parte que eles batizaram de "labirinto". Trata-se de um trecho com navegação pela planilha com vários dutos de água e coisas assim, que faz com que pareça que a estrada principal siga para outro lado. Batata, até o Marco se perdeu durante a conferência.

Ah, sim. E esse dia termina em maratona _o apoio não pode mexer nos veículos até o dia seguinte, e o competidor só pode usar peças que tenham sido trazidas com eles.

Isso para cair na especial seguinte, que conta com estradas de areia bem fechadas. Mas quando eu digo bem, é beeeeem mesmo, a ponte de galhos baterem E quebrarem o parabrisa (e aí? pára-brisa? párabrisa?). Sem contar, óbvio, a Jurema Preta, árvore filha da mãe que corta pra cacete _isso foram eles que falaram.

Por fim, a última etapa não será refresco. Prova disso é que a organização cortou parte da especial, exatamente por causa da dificuldade.

Enfim, este é um panorama dos 5.056 km do 17º Rally dos Sertões _2.605 km de especial, 51% do percurso.

Uma prova difícil com desafios constantes, disse o Marco. E, em uníssono com o Du: "é uma prova completa."

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