segunda-feira, 29 de junho de 2009

Falemos sobre as regras

Como antes tarde do que nunca parece ser a regra desse blog, falemos um pouco sobre as decisões do Conselho Mundial para o WRC.

Primeiro, ao calendário de 2010. Entram etapas que não ocorreram neste ano, como as clássicas Tour de Corse e Rally da Finlândia. Ao mesmo tempo, saem as corridas de Mônaco e da Argentina.

14/fevereiro: Suécia
07/março: México
04/abril: Jordânia
18/abril: Turquia
09/maio: Nova Zelândia
30/maio: Portugal
11/julho:Bulgária
01/agosto: Finlândia
22/agosto: Alemanha
12/setembro: Japão
03/outubro: França
24/outubro: Espanha
14/novembro: Grã-Bretanha

Parece que aquele sistema de rotação de etapas não deu muito certo. Infelizmente eles tiveram a coragem de retirar Mônaco, mas o Tour de Corse volta ao calendário. Vamos ver se eles acertam a mão em 2011.

O número de dias por prova também foi tema da reunião, e foi decidido que os rallys poderão ter de dois a quatro dias, contanto que terminem no sábado ou domingo. A brincadeira de solos variados em uma só etapa parece que também pegou, e poderemos ver mais de um tipo de terreno até em uma única especial. Porém, isso não vai mudar a polêmica gerada no Rally do Chipre: as equipes só poderão levar um tipo de pneu.

Quanto ao motor, os Super 2000, que teriam um ano de transição em 2010 e entrariam permanentemente em 2011, terão seu tempo de vida menor: em 2011, entrarão em cena carros de 1600cc, que só seriam instaurados em 2013. Bom, já que mais montadoras podem se interessas no campeonato desta forma.

A regra do Super Rally, que permite que alguém que tenha abandonado o rally volte à classificação geral no dia seguinte, foi retirada para o próximo ano. É, vamos ver... Loeb não teria pontuado na Polônia não fosse essa regra.

De resto, muitas medidas que beneficiam os interesses da mídia, como pódio no final de cada dia ou o Shakedown ser desenvolvido como um evento promocional _a possibilidade de considerá-lo como um prólogo para definir a ordem de largada será estudada.

Claro, nada disso é definitivo. O Conselho ainda tem mais reuniões ao longo do ano, e acho que ainda devem mudar algumas coisas. Como sempre. Ai, ai...

Nenhum comentário: