A organização divulgou, na semana passada, o roteiro da edição de 2010 do Dakar. Voltada para o norte do Chile, a prova do ano que vem será feita no sentido inverso da de 2009: os competidores largarão de Buenos Aires e partirão para Córdoba _neste ano, a especial Córdoba - Buenos Aires era a última da competição.
.
A prova foi "dividida" em três fases: a primeira, com solo duro; a segunda, após a passagem dos Andes, com o predomínio de areia e pouca quilometragem de deslocamento; por último, a volta à capital da Argentina, com mais montanhas e um teste de resistência aos competidores.
.
No final, porém, não vemos uma diversidade tão grande de cidades. Saem as cidades ao sul da Argentina _Neuquén, Puerto Madryn e Jacobacci_ e entram mais localidades chilenas _Antofagasta, Iquique e Santiago. A saída do Chile também não será feita do mesmo modo da entrada. Se em 2009 a caravana passou de Mendonza para Valparaíso, rumo ao dia de descanso, ano que vem eles sairão de La Serena para Santiago e, de lá, para San Juan, mais ao norte da Argentina.
.
O dia de descanso agora ficará por conta de Antofagasta, também no litoral, já no caminho ao sul.
.
Ao todo, serão cerca de 8.600 km em 16 dias _estou excluíndo o dia de descanso que, afinal, ninguém anda.
Ao todo, serão cerca de 8.600 km em 16 dias _estou excluíndo o dia de descanso que, afinal, ninguém anda.
.
Abaixo, meu divertimento nesta manhã. Tracei o roteiro das duas provas na América Latina para termos uma ideia do que mudará em 2010.
Abaixo, meu divertimento nesta manhã. Tracei o roteiro das duas provas na América Latina para termos uma ideia do que mudará em 2010.
.
Ok, não ficou uma obra de arte, mas é o que deu pra fazer com o Google Earth e o Paint. De amarelo, o percurso de 2009. Em vermelho, 2010. Para ampliar as figuras, é só clicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário