segunda-feira, 28 de abril de 2008

Os Sertões

Fiquei de falar aqui sobre o Rally dos Sertões e minha aventura para Barueri. Com a Semana Estado de Jornalismo até sexta, o Noitão de sábado para domingo e um final de semana com corrida para dar e vender, não pude comentar nada sobre a prova. Falarei agora.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesse ano foi a criação do Sertões Experience. É uma corrida a parte, criada para pessoas que nunca participaram da prova. O competidor participará apenas das três primeiras etapas, dentro do estado de Goiás. Eles andarão normalmente no meio dos participantes do rally, mas têm uma classificação separada e não contarão na geral. Ou seja, se algum cara que corre no Experience ganhar a primeira etapa, larga em primeiro o segundo dia, mas não tem peso no resto da prova. Se o segundo colocado for o Maurício Neves, ele que estará na ponta. Entendeu?

Se alguém se interessou pela brincadeira, corra! Nas motos são apenas quinze inscrições, e nos carros, vinte. (detalhe: se você quiser correr as outras sete etapas, NÃO PODE!)

A prova usará o e-track, aquele sistema de monitoramento usado no Dakar. Desse modo, a organização vai ter informações on-line dos competidores. Só que ainda não é certeza que essas informações estarão disponíveis no site, já que para isso deve-se desembolsar uma grana maior.

O prólogo será noturno, a chegada é em Natal e a largada em Goiânia. O rio mais querido de todo o Sertões - o Bagagem - não estará presente nessa edição, para tristeza geral da nação. Fiquem todos de olho na quarta etapa, entre Niquelândia (GO) e Paranã (TO). Segundo Marcos Ermírio de Moraes, essa será a "especial mais difícil da história do Sertões". Vai ter uns sessenta quilômetros de puro trial (as fotos desses trechos são impressionantes! Juro, não sei como a galera vai passar por ali!), e muita gente deve ficar pelos 431 Km que compõem a especial. O negócio nesse dia é ir com calma e poupando o carro, já que, além de tudo, a etapa ainda é maratona (aquele esquema que o carro entra como está no parque fechado e só sai na hora da largada do dia seguinte).

O deserto do Jalapão se faz presente na sexta especial, entre Palmas e Balsas (MA).

Nenhum comentário: