quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dinheiro investido em quê?

Em um dos primeiros posts desse blog falei sobre o tratamento que se dá aos animais domésticos hoje em dia. Na ocasião, comentava uma matéria da revista Época sobre os spas para cachorros.

No dia 20 de janeiro, saiu uma matéria na Folha de São Paulo sobre a expectativa de vida dos cães paulistanos. Três anos. Os cachorros de São Paulo vivem em média três anos.

É pouco, muito pouco. O normal é que ele chegue até pelo menos os seus dez anos.

A causa mortis número é por doenças infecciosas, que atacam filhotes não-vacinados. 35,11%. De velhice, só 5,57%.

Na CartaCapital dessa semana, a sessão Brasiliana surge com uma matéria sobre balada canina. É o seguinte: um Pet Shop da Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, criou uma espécie de danceteria para gatos e cachorros pequenos. São 30 reais por animal, sem consumação, ou 60 com direito a bebes e comes. Por lá circulam bichinhos com seus vestidinhos rosas e lacinhos. Uma das donas dessas dondocas de quatro pernas garante que a ração pesa pouco no orçamento.O que pesa mesmo são os ossinhos, brinquedos, roupinhas e os banhos semanais. Ela termina falando: "quem ama, gasta dinheiro". Suas duas menininhas têm um ano cada uma.

A pesquisa divulgada na Folha não contou os cachorros de rua.

Tenho dois cachorros. Vira-latas, ambos. Não vestem roupa e nem são levados semanalmente para banho no pet shop. Não usam coleira de diamante, strass ou qualquer pedrinha. Comem aqueles ossinhos vendidas em lojas para animais. Comem ração boa, um tipo para cada já que uma é obesa. Estão com a vacinação em dia.

Voltemos para a mocinha com suas duas cachorrinhas, vestidas apropriadamente para a balada. Será que ela, que gasta 200 reais por mês para embonecar seus bichinhos, faz acompanhamento veterinário?

Quando filhote, o cachorro deve tomar três doses da vacina V10. Dentre outras doenças, a V10 protege contra cinomose, parvovirose e hepatite infecciosa. Após as três doses, ela deve ser aplicada uma vez por ano.

O ponto é: as pessoas gastam tubos de dinheiro com seus cachorros nas coisas erradas! Eles estão pouco se fudendo se estão com uma Marc Jacobs for dogs (pelo amor de Deus, diga-me que isso NÃO existe!). Não é a nova linha de coleiras da Tiffany's que vai salvar seu animal na hora que ele tiver uma cinomose por falta de vacinação. A vacina anti-rábica é a que você deve MENOS se importar, por que para ela existem campanhas anuais.

Dá licença! Vá gastar dinheiro com a saúde e bem-estar do seu animal, e não para ter um brinquedo para ficar desfilando por aí!

(Aqui está o link para o primeiro post em que falei sobre isso)

Nenhum comentário: