sexta-feira, 22 de junho de 2007

Nem coisa nem gente

Se tem algo que me irrita profundamente é como são tratados os cães nos dias de hoje. Abro a Época, e está lá: os tratamentos de luxo que são dados aos cachorros. É revoltante: é hidratação, colocaração de pêlo e, vejam só, até pintura das unhas!

O problema aqui não está no QUANTO se gasta com os bichos, mas NO que se gasta. Se você tem dinheiro para gastar em veterinário com seu animal de estimação, por favor, gaste!! Se você pode comprar uma comida de boa qualidade, ossos para ele roer, brinquedos para rolar no chão, compre. Agora, gastar dinheiro com pingente de ouro, coleira com diamante? Pera lá!! Pra quê? Sinto muito, queridos, mas cães não se importam com isso. Tendo tigelinha de agua, de comida, uma caminha confortavel, espaço para brincar, ele já está muito satisfeito. E ele não é uma coisa para você simplesmente ficar enfeitando.

Mas tenho certeza que se alguém ler isso daqui, não vai mudar suas atitudes. É uma pena, mesmo. Cães não foram feitos para serem árvores de Natal. Nem gatos, ou chinchilas, ou ferrets, ou porquinhos da índia, ou canários. E falando em árvores de Natal, voltemos à reportagem da Época. Achei que nada mais me assustaria, mas fiquei impressionada com a hidratação e a "patacure". Vem cá. Alguém realmente acredita que o animal está feliz por estar enrolado numa capa térmica com cremes importados para hidratar os pêlos? Existe alguma pessoa que ache que o animal está passando "oba, vou ficar com os meus pêlos macios e sedosos"? Queridos, isso é coisa de ser humano!!

Quando compramos um bicho, nós não estamos comprando um vaso de planta, uma almofada, um pente, ou qualquer outro objeto. Nós estamos comprando uma vida, e devemos tratá-la como tal. Você levaria sua filha de cinco anos para fazer hidratação? (Espero que não seja ingenuidade minha pensar que não.) A lógica é a mesma, senhoras e senhores!! Depois o cachorro vai para a acupuntura porque está estressado. Sério mesmo que vocês não sabem porque ele está estressado?

Falam que o ser humano é mais inteligente que os animais, mas ainda não estou plenamente certa disso. Eles não precisam de todas essas coisas supérfulas que nós necessitamos para nos sentirmos felizes. Pra eles, um simples gramado com sol já está de bom tamanho. A simplicidade deles está muito além do que o nosso complexo raciocínio pode alcançar.

Nenhum comentário: