domingo, 10 de junho de 2007

chega de anorexia!

"Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina, que vem e que passa
Num doce balanço, a caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que já vi passar."

Tom Jobim e Vinicius de Moraes ficariam horrorizados se fossem assistir a um desfile do Fashion Rio. É que as modelos do evento com certeza não se parecem nada com Helô Pinheiro.

A coluna da Mônica Bergamo de hoje é sobre o fato de o Fashion Rio preferir modelos com mais jeito de paulista do que de carioca. Entende-se como jeito carioca a mulher com a pele mais morena e com curvas. Jeito de paulista, a branquinha e magra. Aliás, uma correção: magérrima, esqueléletica.

No ano passado, o mundo se escandalizou com a modelo que morreu de anorexia. O que se viu após isso foi uma série de campanha contra meninas anoréxicas. Mas parece que tudo aquilo passou, e cá estão novamente aquelas meninas com corpo fora do normal. E o pior não é isso. Quando uma supre modelo "engorda" alguns quilos, a mídia cai em cima. Agora, o que define esse "acima do peso" da Gisele Bündchen? Sinto muito, senhor estilista, se você terá que gastar mais pano porque a Gisele está "acima do peso"! Sim, porque esse é o único motivo que encontro para que o padrão mundial seja as costelas aparecendo: menos pano para as roupas!

E não adianta, Giovanni Fráson, falar que as pessoas querem se tornar mais elegantes. Elegância não é sinônimo de anorexia. É uma vergonha que em plena Rio de Janeiro, cidade de praia, as meninas terem que ser branquinhas. O tempo passa, mas continuamos sendo "papagaios do exterior". Antigamente, eram os vestidos cheios de camadas. Hoje, as modelos sem curvas e sem cor. É essa a identidade fashion do Brasil?


E já qu estamos falando de moda, ridículo apedrejarem Camila Parker Bowles por usar a mesma roupa em dois eventos. O vestido era bonito, oras!! Se fosse um atentado à moda, até daria para entender. Mas para que comprar uma roupa se você só pode usá-la uma vez? (e sim, eu já usei um vestido em mais de uma festa. E daí?)

Nenhum comentário: