domingo, 3 de junho de 2007

Heróis e mais heróis

Hoje o historiador Guilherme Scalzilli me lembrou muito o que Flavio Gomes e/ou Fábio Seixas (pois devo confessar que não me lembro bem ao certo) vêm comentando a algum tempo. Em um artigo para a edição 122 da revista Caros Amigos, Guilherme falava sobre o milésimo gol do Romário. Artigo interessantíssimo, mas nesse momento o que nos interessa mesmo é o final: "Romário é símbolo de uma nação sem valores, que precisa de subterfúgios para inventar seus ídolos."

Agora deixe-me falar por que me lembrei desses dois jornalistas. Já faz um tempo que Flávio - ou Fábio.. - critica Galvão Bueno e sua tentativa de transformar Felipe Massa na posição de "ídolo nacional". Mais recentemente FG também colocou em xeque a revsta "Caras". A verdade é que, de repente, aquele que era visto por muitos como "mais um brasileiro que não vai para frente" da F-1 virou um herói. Sem sombras de dúvida que Felipe é um grande piloto, senão não estaria na Ferrari. Mas não se esqueçam que Michael Schumacher se aposentou ano passado, deixando que Raikkonen e Massa se degladiassem para conseguir a posição de primeiro piloto. Se não fosse assim, hoje em dia todos estariam, falando em linguangem coloquial, metendo o pau em Felipe, assim como fazem com Rubinho.

Precisamos sempre ter alguém para julgarmos como herói. E é claro que a mídia, muito esperta, coloca os pés pela cabeça para achar alguém que vá satisfazer o público - o que não é algo muito difícil. Basta contar seus gols desde que você aprendeu a chutar uma bola.

Nenhum comentário: