domingo, 24 de fevereiro de 2008

Indicados ao Oscar...2008?

E coloco 2008 assim, com ponto de interrogação, porque não é possível que Ratatouille e O Ultimato Bourne tenham saído apenas no ano passado! No way de eu ter assistido Ratatouille no mesmo ano em que assisti Across The Universe e Piaf - um hino de amor. Eles são tão...recentes. E Ratatouille é tão... antigo.

De qualquer jeito, resolvi dar uns pitacos sobre os filmes que acho que vai ganhar (com os devidos comentários do porquê eles foram escolhidos, claro).

Melhor filme - tá, não assisti a nenhum dos filmes dessa categoria, mas acho difícil que Juno ganhe. Onde os Fracos Não Têm Vez também acho que não leva. Sei lá, filme de faroeste... quem saíra vencedor? É difícil, mas chuto Desejo e Reparação

Melhor Direção - Conduta de Risco. Mas e O Escafandro e a Borboleta? Alguém pode me dizer que raios de filme é esse?

Melhor Ator - ok, já falaram que nunca antes na história desse mudo George Clooney atuou tão bem quanto em Conduta de Risco. Mas vocês já viram que ele tem um Oscar? E que Johnny Depp, apesar de ter sido indicado outras duas vezes, não ganhou nenhum? Por isso, apesar de achar que a atuação dele em Sweeney Depp em nada se equipara com as dos outros filmes indicados (Piratas do Caribe e Em Busca da Terra do Nunca), aposto nele. Quer dizer, eu sou mesmo a única pessoa que não acha que Todd é fantástico, etc, etc!

Melhor Atriz - Cate Blanchett leva. Mas estou torcendo muito para que eu erre. O trabalho que Marion Cottilard fez em Piaf foi algo sem comparação. E realmente acho que Helena Carter tinha de ser indicada. Ela, sim, fez um trabalho excelente em Sweeney Todd!

Melhor Ator Coadjuvante - Tom Wilkinson. Sem mais. (E aliás... Casey Affleck tem alguma coisa a ver com Ben Affleck?)

Melhor Atriz Coadjuvante - caso Ellen Page ou Marion Cottilard levem o de melhor atriz, Cate Blanchett leva o de coadjuvante por I'm Not There. Caso nenhuma das duas leve, aposto em Cate Blanchett também. Afinal, existe algo que impeça um mesmo ator ganhar dois Oscar na mesma noite?

Melhor Animação Longa-Metragem - Ratatouille

Melhor Roteiro Adaptado - Sangue Negro. E que diabos é esse O Escafandro e a Borboleta?, ela indaga.

Melhor Roteiro Original - Juno, o azarão.

Melhor Direção de Arte - Sweenwy Todd. E esse realmente merece. A direção de arte do filme é fantástica!

Melhor Fotografia - Sweeney Todd também deveria ganhar essa. Mas como ele não foi indicado, voto por Desejo e Reparação. (E lá está o escafandro e sua borboleta de novo!)

Melhor Figurino - o vestido usado por Keira Knightley em Desejo e Reparação foi tão ovacionado (tirou o posto de "vestido da história" do clássico Givenchy preto de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, veja só!) que ele sozinho já levava Oscar nessa categoria. Aliás, voto para ele também em ator coadjuvante!

Melhor Filme Estrangeiro - dois filmes que não deveriam ter ficado de fora: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e A Culpa é do Fidel. Quem ganha é o israelense Beaufort. E nem precisa ser bom. O negócio aí é político mesmo.

Melhor Documentário - Sicko. Mas só voto nele porque é o único título que conheço da lista.

Melhor Montagem - O Escafandro e a Borboleta. É a quarta vez que esse filme aparece na lista!

Melhor Maquiagem - Piaf, Um Hino de Amor

Trilha Sonora Original - se a trilha sonora de Sweeney Todd fosse original, ganhava. Mas acho que Desejo e Reparação ganha mais um Oscar.

Melhor Canção Original - mesmo que Encantada tenha TRÊS canções nessa categoria, August Rush (Música do Coração, creio) ganha.

Efeito especial - a Bússula de Ouro. Você viu os efeitos desse filme?

Quanto às outras categorias, me abstenho.

Nenhum comentário: