sábado, 23 de maio de 2009

Uma chance

Quando pensamos que tudo será como sempre foi, vem o destino e nos surpreende.

Foi assim o sábado em Sardenha, na Itália, onde acontece a sexta etapa do WRC. Sexta etapa que tinha tudo para dar, mais uma vez, Sébastien Loeb.

Largando da terceira posição, o francês precisava tirar alguns segundos para ficar mais próximo de Latvala e Hirvonen, primeiro e segundo, respectivamente, mas sem alcançá-los, para largar novamente com a pista limpa no domingo e, aí sim, dar o bote.

Tudo funcionando bem, 31s de Latvala na SS10. Até que veio o furo que poderia mudar tudo.

Na segunda passagem na Fiorentini, o pneu do C4 de Loeb sofreu um furo e o francês não só perdeu seu terceiro lugar para Solberg, como também viu sua distância para Latvala aumentar para mais de um minuto.

Um furo pode ter dado à Ford sua primeira vitória na temporada. Para Latvala, tem um significado ainda maior: com um campeonato péssimo e sua cabeça em jogo, o finlandês pode ter sua segunda vitória na carreira e dar uma volta por cima.

Mas tenho minhas dúvidas de que a Ford vai deixar Latvala ganhar. Hirvonen não está tão longe de seu companheiro de equipe e uma vitória daria a ele dez pontos, fazendo-o chegar em 40 e assumir a vice-liderança do campeonato. Caso Loeb se mantenha em quarto _o que também duvido, já que está a cerca de dois segundos de Solberg_, subiria apenas para 55. De 20, a diferença entre os dois iria para 15, o que ainda é muito, mas melhor do que nada.

Se Hirvonen ganhar, aumenta suas chances de brigar pelo campeonato. E, para alguém que já estava tão desacreditado quanto Latvala, um segundo no pódio não é um mau negócio.

Qualquer que seja a escolha da Ford, a equipe tem motivos para ficar feliz: pela primeira vez no campeonato _e olha que estamos no fim de maio!_ ela tem chances reais de vencer uma corrida.

Pobre Daniel Elena. Pelo que parece, não será desssa vez que ele e Sébastien Loeb ganharão 12 provas em uma temporada.

Nenhum comentário: