Com a vitória de Latvala na Sardenha, Sébastien Loeb perdeu a chance de bater alguns recordes _mais vitórias na sequência (sete, caso ganhasse na Itália), mais vitórias na sequência em uma temporada (seriam seis, igualando o recorde anterior), mais vitórias em um campeonato (ele caminhava para as doze, lembram-se?) e mais pódios na sequência (seriam 15).
Mas a batalha de Loeb por essas marcas é contra ele mesmo. Em 2008, por exemplo, ele venceu onze ralis. Antes, também o francês havia levado dez vitórias, em 2005. A terceira marca também é dele, em 2006 (8, mesmo número alcançado em 2007). Atrás dele, um sem-número de pilotos aposentados, que não apresentam perigo.
Também é Sébastien o dono de mais vitórias em sequência, seis em 2006 e 2008/2009. Em 2006, aliás, também bateu a marca de mais vitórias em sequência em uma temporada. Atrás dele, Timo Salonen, em 1985.
Fora os 15 pódios, ironicamente da Sardenha, em 2008, à Argentina, neste ano, ele teve 12 em 2006 _Monte Carlo a Chipre_ e em 2005 _Nova Zelândia à Catalunha.
A verdade é que Loeb vem batendo cada vez mais recordes que ele mesmo já bateu e cada vez mais afasta a possibilidade de ser vencido, mas ainda existem marcas a serem alcançadas _e dificilmente o francês alcançará algumas delas.
Além dessas três já citadas, ele é o piloto com mais vitórias (52), contra 30 de Marcus Gronholm e com mais vitórias em diferentes ralis (20), contra 13 de Carlos Sainz.
E o que ainda falta Loeb alcançar? E quais as chances de ele chegar a essas marcas?
Antes, deixe-me esclarecer uma coisa. Acho que essas estatísticas são dados curiosos e interessantes, mas secundários. Julgar um piloto apenas pela quantidade de vitórias que ele tem é um erro. Campeonatos? Não é apenas o fato de ser o piloto com mais campeonatos (cinco) no bolso que faz de Sébastien Loeb um dos melhores de todos os tempos. E alguns possuem vitórias causadas por fatores externos, como Petter Solberg, em 2003, beneficiado pela doença de Richard Burns.
Não. O que torna Loeb incrível é sua pilotagem, sua habilidade, seus poucos erros. Os números que cercam suas carreiras são apenas um reflexo de seu desempenho.
Então vamos lá...
Em mais largadas no WRC, por exemplo, comanda Saiz, com 196. Loeb vem apenas em 13º, 77 provas depois. Se as temporadas continuarem a ter doze provas, serão necessários mais de seis anos para que o francês bata a marca. Não é impossível, mas nos últimos meses Loeb, apesar de continuar em ótima forma, vem apresentando sinais de cansaço, e não confirma que continuará no Mundial por muito tempo.
E em pontuação?
Lá vem Sainz novamente. São 1242, contra 745 de Loeb _497 de diferença. Ainda tendo como base uma temporada com doze corridas, seriam mais de quatro anos para que o francês alcançasse o recorde de seu ex-companheiro de equipe. Isso se ele vencesse TODAS as provas!
O bicampeão mundial também bate Loeb quando se trata de maior número de pódios, embora Sébastien ainda tenha grandes chances de alcançar a marca. São 97 contra 78. Caso terminasse todas as últimas provas entre os três primeiros, o pentacampeão alcançaria os 84 pódios, e precisaria apenas de mais um ano e uma prova para alcançar Sainz.
Em maior pontuação na sequência, a briga sai da dupla Sainz-Loeb e quem comanda é Gronholm, com 22 corridas sem deixar de pontuar, seguido por, vejam só!, Mikko Hirvonen, também com o mesmo número. Loeb, porém, não está longe _pelo contrário. Se ele ficar na zona de pontuação até o fim do ano, alcança os finlandeses. Se, além disso, pontuar na primeira corrida de 2010, passa os dois.
O eterno finlandês rabugento está empatado com Loeb no ranking de mais vitórias em um rali. São sete em seu país natal contra sete do francês na Alemanha. Ensaiando voltar ao WRC (ou é o que espera a Prodrive), Gronholm tem a vantagem de poder correr na Finlândia ainda neste ano, enquanto o pentacampeão só poderá correr na Alemanha no ano que vem _e, até lá, a corrida da Finlândia de 2010 já vai ter passado... enfim, pode ser uma boa disputa.
O francês X Jean-Pierre Manzagol foi o que mais vezes largou em uma mesma prova do WRC, em Córsega, 29. Na outra ponta, Stig Blomqvist terminou o Rali da Suécia 25 vezes. Loeb não está entre os 20 primeiros em nenhuma dessas duas marcas, e com a moda de rodízio de ralis, dificilmente alcançará a ponta.
Por fim, Markku Alén venceu 796 estágios, enquanto o piloto da Citroën tem 612. Caso ganhasse TODAS as especiais, poderia bater a marca em meados do ano que vem.
Com eu disso, acredito que esses números são apenas estatísticas curiosas, mas não refletem o que Loeb representa para o WRC. Mas dissecar o que o francês ainda pode alcançar é interessante.
Além do mais, o blog comemora dois anos hoje. E quer comemoração melhor do que falar sobre WRC e, mais especificamente, sobre Sébastien Loeb?
domingo, 31 de maio de 2009
Os não-recordes de Sébastien Loeb
Mais um pitaco da Amanda Roldan às 20:52
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário