quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fantástico!


A corrida é formada por trocentas baterias com quatro competidores em cada. São quatro voltas em um oval de terra a bordo de uma motinho de apenas uma marcha e sem freio.
.
Cacete, foi o que pensei quando vi aqueles malucos - no sentido literal da palavra, não uma gíria como neguinho - fazendo o circuito de lado, no Speed Channel. Sim, os caras fazem as curvas literalmente de lado!
.
Estou falando do Motorcycle Speedway, aka Speedway. Aka "a corrida de moto mais fantástica que já vi na minha vida!"
.
Se você resolveu passar por este blog exatamente agora (20h38), corra! Ainda dá tempo! Ponha sua tevê no Speed e delicie-se com essa categoria.
.
Ah, sim. A corrida é a segunda etapa do mundial, na Polônia. Segundo falaram, são 45 mil pessoas assistindo.
.

2 comentários:

L-A. Pandini disse...

Esta modalidade tem no mínimo uns 40 anos e é muito popular nos EUA. Até meados da década de 1970, o "Number One" do ranking do motociclismo estadunidense era o piloto que fosse tão bom na motovelocidade quanto no speedway - sim, os principais pilotos corriam nas duas modalidades. Kenny Roberts, Randy Mamola e outros expoentes do Mundial de Motovelocidade vieram dessa época.

Com o speedway, eles aprendiam a fazer curvas derrapando. E acabaram influenciando profundamente no próprio Mundial, pois passaram a pedir às fábricas motos "amigáveis" para a técnica de pilotar derrapando (claro, não o faziam no asfalto da mesma maneira como nos ovais de terra, mas faziam). Esta foi uma das causas do domínio estadunidense na 500 cm3 (antecessora da MotoGP) na década de 1980.

Com o tempo, os rankings da motovelocidade e do speedway foram separados. Uma das razões é que as motos Harley Davidson eram ótimas no speedway, mas tomavam fumo no asfalto. Para valorizar o produto nacional, a AMA (American Motorcycle Association) decidiu considerar apenas as provas de speedway como válidas para determinar o Number One.

L-A. Pandini disse...

Só mais um comentário: em países como Finlândia, Rússia e outros, existe um campeonato de speedway... no gelo! As rodas das motos não têm pneus, e sim pregos...