terça-feira, 10 de junho de 2008

Blefando

Bourdais e Piquet fazem a pior estréia dos últimos anos.

Não chegamos nem na metade da temporada, ainda é cedo para fazer uma afirmação dessas. Mas, pelo andar da carruagem, as coisas não mudaram muito. O que leva crer: a F-1 2008 está mal de estreantes.

Veja só:

- em 2004, Timo Glock chegou em sétimo na sua corrida de estréia, Canadá;
- em 2005, Klien pontuou em 5 provas e chegou em 5º na China;
- em 2006, Rosberg pontuou em duas corridas, enquanto Kubica chegou em 3º na Itália;
- em 2007, como já sabemos, Hamilton chegou ao pódio nas cinco primeiras provas. Na sexta, ganhou. Só não pontuou em duas corridas - sendo que, na China, foi uma cagada monstra que ajudou a fazê-lo perder o campeonato. Vettel, logo na sua estréia, aos 19 anos, pontuou em sua estréia. Depois, foi o quarto colocado na China, com um Toro Rosso. Até Kovalainen, que não começou de forma brilhante, conseguiu terminar a prova do Japão - o que, por si só, já merece destaque -, chegando em segundo.

Pode não parecer grande coisa tudo isso, quer dizer, um estreante não pode pontuar que já tem um performance brilhante? Não é isso.

O fato é que, em sete provas, Piquetzinho só terminou duas! E em nenhuma delas perto da zona de pontuação! E Bourdais só ganhou aqueles dois pontinho porque, digamos, foi o penúlimo a sair da corrida - ok, ele ficou tempo o bastante na corrida para conseguir essa façanha. Das seis seguintes, terminou duas - ou seja, completou o mesmo número de GPs que Nelsinho.

Sim, ainda é precipitado falar, mas não me parece que eles evoluirão durante o campeonato. Pelo que parece, Piquet Jr. nem terminá-lo vai.

Para um mundo que viu Hamilton e Vettel brilharem ano passado, as futuras "promessas" da Fórmula 1 não devem passar de blefes.

Nenhum comentário: