quarta-feira, 29 de julho de 2009

Auf Wiedersehen, BMW

Ontem já se especulava isso, e o que todo mundo sabia foi confirmado hoje: a BMW sairá da F-1 no fim dessa temporada.

Com caras de bunda na "Pressekonferenz", dirigentes da montadora e da equipe justificaram a saída falando sobre realinhamento estratégico e foco na sustentabilidade e compatibilidade ambiental.

Mais do que depressa, as outras marcas afirmaram seu compromisso com o esporte para o ano que vem, mesmo que Renault e Toyota sempre liderem os boatos de desertoras da categoria.

Não sei por que elas ainda se vestem com essas desculpas. Falem logo que foi o mau desempenho de 2009, que a F-1 já não traz mais vantagens financeiras à BMW. Quanto consome um carro da marca?

Podem criticar o Mosley o quanto quiserem, mas em uma coisa ele estava certo: deixar o automobilismo nas mãos das grandes montadoras é perigoso. Nos últimos tempos, foram seis que pularam fora: Honda (F-1), Audi (LMS), Suzuki (WRC), Subaru (WRC), Kawasaki (MotoGP) e Mitsubishi (Dacar). Agora, BMW.

Se eu sinto por isso? Sinceramente, não. Sinto, sim, pela falta de comprometimento com esse esporte que eu amo tanto. Mas fora isso, não. A BMW estava uma merda, não estava? Então pronto, que entre outra equipe em seu lugar que brinque direito.

Porque, no final, qual é a importância disso para o mundo? Nenhuma. O próprio Francisco Luz, no Blog GP, reconhece isso. Então, foda-se. Auf Wiedersehen, BMW. Já foi tarde.

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