quarta-feira, 9 de julho de 2008

Os caras da Finlândia

Já comentei algumas vezes que a Finlândia é um celeiro de pilotos de rally. Certa vez até escrevi sobre o automobilismo brasileiro e o finlandês. Mas nunca respondi à pergunta: por quê?

Foi Fabrício Migues, jornalista da AutoEsporte e um caçador de poeira quem levantou a bola.

Os motivos que penso são os mesmos que os dele. Primeiro, a relação da Finlândia com o rally é a mesma que a do Brasil com o futebol. Então os gurizinhos já devem ser treinados desde pequenos! Imagino que seja uma grande Erechim, a Finlândia. A criançada lá deve ser um monte de "mini-mim"!

Segundo, lá você pode encontrar um bando de terreno diferente pra andar. Então os caras já sabem andar em tudo, inclusive guiam fodasticamente na neve, que é um dos terrenos mais difíceis!

Daí explica-se um pouco do porquê os finlandeses terem quase 50% dos títulos do WRC - são catorze. E, como bem lembrou Fabrício, conseguir revelar bons pilotos sempre.

Ano passado, por exemplo, Hirvonen estourou, enquanto Gronholm se aposentava ainda brigando pelo campeonato. Neste ano, Latvala já surgiu como grande promessa, sendo que Mikko - que lidera a tabela - ainda inicia o seu auge.

O que me faz pensar: Sebastien Loeb pode estar com os dias de reinado contados.

Nenhum comentário: