segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Quando a França bate a Finlândia

1986, Juha Kankkunen ganha seu primeiro título no WRC. 1987, o segundo. 1991 e 1993, terceiro e quarto. Torna-se, a partir daí, o piloto com mais Mundiais na bagagem.
.
Veio 1996, veio o primeiro título de Tommi Makinen. O segundo. O terceiro. O quarto, em 1999. Quatro anos seguidos, quatro vitórias, iguala-se a Kankkunen e torna-se o piloto com mais títulos mundias seguidos.
.
Entre os dois, a semelhança da nacionalidade: finlandês.
.
São treze títulos mundiais, ídolos nórdicos para dar e vender, a Finlândia parecia imbatível. Assim ficou por quatro anos, quando deu Groholm (FIN), Burns (ING), novamente Groholm (FIN) e Solberg (NOR).
.
E aí apareceu o menino. Bonitinho, pinta de bom moço, levou 2004. No pódio, deu seus mortais da época de ginasta.
.
2005.
.
2006.
.
2007.

Pronto.
.
Alcançou o recorde de Kankkunen e Makinen - duplamente em relação a Tommi, já que todos os títulos foram seguidos.
.
Não só isso: por dois anos, ganhou em cima de um finlandês de cara amarrada, bi-campeão.
.
Outro menininho apareceu. Na certa esse seria o cara que acabaria com a seqüência de títulos. Também com pinta de bom moço, não tão bonito assim. Mikko Hirvonen já havia mostrado serviço em 2007, em cima, também, do finlandês bi-campeão.
.
Foi indo líder até a Alemanha, quando um pontinho separava França e Finlândia. Saiu vice, vice continuou. Loeb passou a dominar, deve ser herança de Napoleão esse negócio de querer conquistar tudo.
.
Chegou ao Japão precisando de um terceiro lugar. Conseguiu. Chegou líder, saiu campeão.
.
É um campeonato histórico. A Finlândia, soberana, viu sua supremacia cair. Loeb agora é o maior campeão de todos os tempos, tem cinco títulos consecutivos e, de quebra, ganhou o maior número de especiais (46) e tem o maior número de vitórias seguidas (10). É supremo.
.
A França não passará a Finlândia em campeonatos ganhos - 13 contra 6. Mas terá o orgulho de falar: "tão vendo aquele molequinho ali, que desbancou Juha Kankkunen e Tommi Makinen? Ele é francês!"
.
Em tempo: ele não tem mais cara de molequinho. Acho que o tempo fez bem a ele, não?


(Crédito da foto: Citroën)

Um comentário:

L-A. Pandini disse...

Nenhum país vai passar a Finlândia no Mundial de Rali enquanto eu estiver vivo...