terça-feira, 24 de novembro de 2009

O bom filho à casa torna

A história já rolava por aí. Agora, foi Etienne Lavigne, diretor do Dakar, que disse que a organização já trabalha com a possibilidade de voltar para a África em 2011. Ou seja, esse seria a segunda E última edição na América do Sul.

Sempre achei que mais cedo ou mais tarde o Dakar e a África se cruzariam novamente. O continente é a alma do rally, não adianta. Não importa o quão difícil foi a prova deste ano, faltou... aquilo, aquela magia que só a África pode oferecer.

Fico triste por causa da brasileirada que está indo. Segundo uma das melhores enciclopédias sobre rally do mundo, só na categoria carros correrão sete duplas brasileiras e uma luso-brasileira (Guilherme Spinelli e Filipe Palmero). Mas, por outro lado, o Dakar volta para Dakar. Ou não?

Segundo Lavigne, a prova seguiria para o leste da África. Leste este que envolve, por exemplo, a Líbia, que precisou ser sobrevoada em uma edição por... ameaça de atentado terrorista! Ou foi o Níger (que também fica ao leste, então não importa)? Se eles quiserem descer mais um pouco encontrarão Sudão, Eritréa, Etiópia, Somália. Lugares muy tranquilos. Ainda temos conflitos no chifre da África?

(A matéria da Folha Online está aqui)

Editado às 23h30: meu pai acaba de me falar que não foi Líbia nem Níger; foi Argélia. Não tenho certeza. Amanhã à noite, com mais calma, dou uma procurada melhor. E já que estamos aqui, saiu a lista de inscritos do Dakar. Depois comento, mas adianto que são seis duplas e meia de brasileiros nos carros, sete nas motos, um no quadriciclo e um (dois) no caminhão.

Nenhum comentário: