terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dani Sordo

Algo me incomoda na relação entre as duplas da Citroën. Segundos pilotos são das coisas mais comuns em equipes de automobilismo, mas dá certa pena quando alguns pilotos são colocados nessa situação.

O exemplo mais claro que tenho é o de Dani Sordo, da Citroën. Líder do Rally da Espanha, Sordo era claramente o favorito para vencer. E em casa. Mas desde o começo, desde sexta-feira ele já sabia que esse cenário não se manteria. Sua função ali não era vencer, e sim dar a vitória a Loeb.

Essa não é a primeira vez que o espanhol sacrifica sua vitória em benefício de seu companheiro de equipe, e certamente não será a última, já que ambos assinaram contrato para ano que vem.

Sordo é um piloto bom. Ainda não é como Loeb, mas definitivamente está no patamar de Hirvonen. É ao espanhol que o pentacampeão deve muitas de suas vitórias. Sordo nunca ganhou um rally. Sempre que liderava, tinha que entregar a ponta para Loeb.

O francês sabe disso. Ao fim do último rally, agradeceu Sordo pela corrida e, principalmente, por ter ajudado na vitória da Citroën no campeonato de construtores (com uma vitória de antecedência). De quebra, o espanhol ainda recebeu o prêmio espírito de rally, como uma tentativa para compensar mais essa vitória perdida.

Pensando bem, talvez o motivo de tanto incômodo seja outro. É a Era Loeb, que parece já estar enchendo o saco.

Um comentário:

Diego Maulana disse...

Mal comparando, é um caso parecido com o do Rubinho na Ferrari com o Schumacher. Por melhor que ele estivesse a prioridade era sempre do multi-campeão. Mesmo o Sordo sendo um bom piloto, estará relegado ao segundo posto enquanto o Loeb estiver na equipe. É chato mas no mundo das competições é assim mesmo.