segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Alguém chamado Richard Sainct

Lembro-me como se fosse hoje. Era dia 29 de setembro de 2004. Chego em casa, ligo o computador. Abro o Messenger, um amigo vem falar comigo. "Você está sabendo?" Não, eu não sabia. "O Richard Sainct morreu!"

Sainct. Richard Sainct. Richard Sainct? Vasculhei meu cérebro em busca desse nome. Ah, sim! Piloto de moto, corria o Paris Dakar! E tinha mais alguma coisa.... o que era mesmo?

Procuro na internet, nada em português. Leio em inglês, em francês, em italiano (ou adivinho, no caso das duas últimas línguas). Escrevo uma nota, mando para o Leo - na época escrevia para o site Nas Trilhas. Volto para minha rotina diária.

Lá pelas dez horas da noite o nome volta para minha mente. Richard Sainct. E junto uma enorme tristeza.

Naquele mesmo ano o Rally dos Sertões havia entrado para o Campeonato Mundial de Cross Country para as motos. Contava ver aqueles pilotos que tanto admirava. Os principais eram dois franceses, pilotos da KTM. Um deles, tri-campeão mundial e tri-campeão do Dakar. Richard Sainct.O outro era Cyril Despres.

O Cyril eu já conheço e gosto dele.
O Richard, descobri, não era imortal.

Nenhum comentário: