sexta-feira, 6 de julho de 2007

Uma semana

Um dos meus primeiros posts nesse blog foi sobre os Jogos Pan Americanos. Sim, aqueles que vão começar daqui a uma semana, mais precisamente no dia... 13 de julho, uma sexta-feira. E aí abro a Folha de S. Paulo de hoje e está lá: a prova de remo poderá ser decidida pela poluição da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Lembro-me que quando começou todo esse negócio do Pan, falavam em despoluição da Lagoa, desenvolvimento do transporte público carioca, algumas coisas desse tipo. Pois é. Aí vem Vossa Excelência senhor Carlos Arthur Nuzman e faz questão de falar que "esta é mais uma demonstração de que o CO-RIO está cumprindo os compromissos assumidos na fase de candidatura do Rio de Janeiro, e um legado a mais que os Jogos Rio 2007 deixarão para o movimento olímpico das Américas". A demostração de compromisso é em relação ao fornecimento de uniforme para mais da metade das delegações do Pan por parte da Co-Rio e da Olimpikus. Com certeza é bastante louvável isso. E sabe o que seria mais louvável, senhor Arthur? Pensar no que o senhor está fazendo no Brasil em vez de ficar fazendo marketing no exterior!! O senhor deu passagem grátis para trocentas mil pessoas, uniforme, e a Vila Pan Americana está em obras ainda. Ah, é. Mas relaxa, ainda falta uma semana para tudo começar.

Também seria legal se todos os dirigentes falassem a mesma língua. Quando Orlando Silva, Ministro do Esporte, foi dar uma palestra na FMU, falou muito no legado esportivo e social do Pan. Parece que Cesar Maia tem uma idéia diferente: depois de chegar à conclusão de que natação não é rentável, ele está "pensando em criar uma base para que sejam disputados jogos de tênis, além de shows" no Parque Aquático Maria Lenk. Claro. estamos em um mundo onde antes de qualquer coisa vem o dinheiro. Ou alguém ainda acha que brigou-se tanto pelo Pan Americano para que o esporte no Brasil crescesse?

Não torço pela ruína total do Pan. Quando começou essa história, até pensei em assistir às competições de ginástica olímpica. Mas não dá para apoiar uma palhaçada como essa. Só me corta o coração ver os atletas e o povo brasileiro sendo vítimas desse circo todo.

Na Caros Amigos desse mês, temos uma entrevista muito boa com José Trajano e Juca Kfuri a respeito dos Jogos Pan Americanos.

Nenhum comentário: