quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sobre o WRC da Suécia

Um raio, a linha telfônica queimada e, pimba!, não pude acompanhar a primeira etapa do WRC, neste fim de semana, na Suécia. Mas vi rapidamente o resultado e resolvi dar alguns pitacos.

Tiro o chapéu para Hirvonen. Ele encarnou o verdadeiro espírito de "finlandês voador" e deu um banho no muso-mor Sebastien Loeb, ficando mais de 40s à frente do francês! Não é pouca coisa!

Como sempre, as equipes da Citroën e a Ford dominaram a disputa. Latvala terminou em terceiro, com Dani Sordo fechando os quatro primeiros. Mas o rally da Suécia é um cenário especial, e creio que o espanhol vai ficar à frente de Jari-Matti nas próximas disputas.

Gronholm ficou lá atrás por causa de um problema elétrico e um furo no pneu - que lhe valeram 15 mnutos ao todo. Mas, apesar disso, o finlandês fez bonito, ganhando especial e tudo o mais. Mas segundo o chefe da Ford, Malcolm Wilson, ainda não tem nada definido para as próximas provas.

Acho que Mads Ostberg, o jovem norueguês da Adapta que é apenas dois anos mais velho que eu, também merece ser mencionado. Sempre fiel à Subaru, Ostberg fechou em oitavo, o que no ano passado significaria fechar a zona de pontuação - função que ficou com PG Anderson, em décimo.

E Raikkonen? Depois de bater em um banco de neve na sexta, o campeão de 2007 da F-1 terminou em 30º, 37 minutos atrás de Hirvonen. Ele está aprendendo, e concordo com Olivier Quesnel quando ele diz que não devemos ter gandes expectativas em cima de Raikkonen a curto prazo. Mas uma coisa o finlandês já conseguiu fazer: o WRC teve audiência recorde na tevê e na internet!

Por fim, aos brasileiros. Paulo Nobre, o Palmeirinha, ao lado do Edu Paula, também teve problemas na Suécia e fechou em oitavo entre os carros de produção e em penúltimo na geral. O próximo desafio dos brasucas no Mundial será na Jordânia, em abril. Antes, eles aparecem em Curitiba para o IRC.

3 comentários:

Anderson Puiatti disse...

Interessante o comentario. Pelo visto gosta do WRC. Esta na lista de blogs do Burnout Racing. Abraço

Ed disse...

Pois é. A audiência do WRC aumenta por conta da presença de RaiKonem. Enquanto isso, no Brasil, as TV's abertas não dão um pio. Da Globo, nem espero nada, já que ela só mostra o que lhe aufere lucros (A VW pagou pela cobertura do Dakar e do Sertões, no ano passado...) danado é outras emissoras fazerem igualzinho. Aliás, estou pensando em processar a TV Globo por crime contra o consumidor. O programa deles deveria se chamar "Globo Futebol", e não Globo Esporte.

Ed disse...

Ah, claro, nem só de televisão vive o fã do WRC. Descobri recentemente o ótimo www.mundorally.com Tem tudo lá.Por sinal, como faz falta a extinta revista Universo Rally..