quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

É tendência

Existe algo na moda que me fascina: a mania de tendências. De acordo com a Wikipedia (minhas fontes são maravilhosas), "Tendência é o ato de optar por algo, uma escolha entre várias alternativas, ou; uma vontade natural irrefletida no subconsciente, que se transforma em um comportamento com ou sem a devida consciência do indivíduo."

De acordo com a Amanda Roldan, "tendência é o ato de usar tudo o que os outros usam, por mais ridículo que isso pareça - para você ou para os outros".

Vou desenvolver: você achava que usar um casaco verde com bolinhas laranjas e azuis era a coisa mais brega do mundo (oi! Claro que é!). Mas aí alguma "It" da vida (tipo a Anna Wintour, editora-chefe da Vogue dos EUÁ) resolveu usar o tal casaco de bolinhas laranjas e azuis e pronto! Tá todo mundo usando! Inclusive você, fashinista antenada que, de repente, começa a achar que ele não assim tão brega.

Sim, porque já vi meninas que achavam Clog a coisa mais feia do mundo (estão na minha listinha) morrerem de amor depois que o dito cujo apareceu em um desfile da Chanel.

"Mas peraí, Amanda, as pessoas mudam de opinião!"

Sim, claro que mudam. Eu mesma já falei que nunca usaria Croc e, hoje em dia, tenho um modelo do sapato em casa (apesar de continuar achando que aquilo é feio que dói). Mas tem limite. As pessoas falam de tendência como se aquilo fosse algo obrigatório para você dar seguimento à sua vida social. Como se não ter uma peça com estampa de oncinha fosse a coisa mais absurda do mundo.

Quem me segue no Twitter (segue eu!) sabe que eu vivo fazendo piadinha com isso. Tem outro jeito? A coisa chegou a um ponto que se tornou ridículo! Só se lê essa palavras na internet: tendência pra lá, tendência pra cá, olha a Alexa Chung com uma melancia no pescoço!, mas é tendência, então vamos todo mundo usar.

Outro dia falaram que as mulheres já podem tirar o batom vermelho mais escurinho do necéssaire para o inverno e eu me senti meio mal, já que estava exatamente com um batom vermelho mais escurinho na boca. Então eu só posso usar tons de vermelhos mais abertos no verão? E agora, o que eu faço?

Vou ali passar um batom vinho na boca e já volto.

Nenhum comentário: