quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Primeira página

A antítese na capa da Folha:

"ONU inclui Brasil no grupo de elite da qualidade de vida"

"Coleta de esgoto para todo país só virá em 2122, afirma estudo"

Coisas que só acontecem comigo

Há algum tempo atrás, quebrei o dedão do pé esquerdo, que nunca se recuperou totalmente.

Ontem, um pote de creme CHEIO caiu bem em cima do meu dedo (ok, pode não parecer muita coisa, mas experimente jogar 240 g de uma altura de um metro e meio em cima de um pé tamanho 33). Óbvio que, naquele momento, vi estrelas. Depois a dor passou um pouco. E eis que hoje ele resolveu dar sinal de vida. Passou o dia inteiro doendo e, se continuar assim amanhã, creio que terei de visitar meu ortopedista.

Tomem cuidado com os potes de creme.

Segundona!!

O que poderia ser melhor que o penta-campeonato do São Paulo?

Óbvio: o Corinthians cair para a segundona! E dá-lhe Vasco!!!!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

F.R.I.E.N.D.S.

Suspeito que tenha começado na semana passada. No sábado, cheguei da aula e comecei a assistir. Eram umas dez horas quando dei pause e fui dormir. Domingo, antes da Fudest, assisti mais uns dois episódios. Quando chegue em casa mais alguns.

Ontem, levei quarenta minutos para ficar pronta para a festa. Um recorde. Liguei a TV e voltei ao meu programa. Meu pai chegou, se arrumou, e só desliguei mesmo quando saimos de casa.

Agora a imagem está congelada. Meu aparelho de DVD nunca trabalhou tanto. Estamos no último disco da segunda temporada. Faltam 32 (discos, não temporadas).

Não esperem me ver fora de casa por esses dias.

Capacete de Ouro 2007

- O que esperam que um garoto de dez anos responda ao ser indagado sobre o planejamento de sua carreira?

- Helena, Arnaldo e eu nos vimos em um útil debate sobre o vestido (?) de uma das modelos no palco. Detalhes em excesso para tão pouco pano. Ricardo Almeida, ao subir para premiar os pilotos da Stock, deve ter respitado fundo.

- Sid Broering me informou que a última etapa do CBR será mesmo em Curitiba, no dia 8. Eu nem queria ir mesmo...

- Túlio, Ulysses e Dall'agnol. E o Tedesco?

- 20 minutos de Embu ao Teatro Alfa.

- Se não bastasse o "todo ano você diz que vai no próximo ano" em Goiânia, na largada do Sertões, também "nunca mais foi nos visitar!"

- Ric, o noivo.

- Ok, sou mesmo apaixonada pelo Grupo B.

- Já era quase uma hora da manhã. Qual era o problema de meia hora a mais?

TPV VI

61 - 50 = 11

Artes Cênicas
Artes Plásticas
Ciências Sociais
Filosofia
Geografia
Gestão Ambiental
História
Letras
Marketing
Turismo
Educação Física
Esporte

Mas nãããão... tenho que tentar logo para a carreira com a quinta maior nota de corte...

Ufs!

Uma semana. Foi isso que a Speedy demorou para consertar a minha internet. A maravilhosa, gloriosa Speedy.

ai, ai, viu....

sábado, 24 de novembro de 2007

Dakar 2008 - Parte II

Caso alguém ainda não saiba, Klever Kolberg não correrá o Dakar. Pela equipe estará Franciosi, campeão do Sertões do ano passado e um cara bem legal. Com ele, Lourival Roldan, navegador de Ingo Hoffmann no Brasil, quatro Dakar (Dakars? Dakares?) na bagagem, três com Klever, um com Riamburgo Ximenes, ano passado. Um cara foda!

Começando do começo (que bom, né?), nas motos, Jean de Azevedo ("O" cara), Zé Hélio (que bateu Cyril Despres e toda grigalhada no Sertões desse ano), Sylvio Barros e Rodolpho Mattheis representarão o Brasil. Despres, Marc Coma também estão confirmados (o primeiro, pela RedBull team; o segundo, KTM Repsol). No ano passado, Coma sofreu um acidente feio, teve traumatismo craniano e quase levou essa que vos escreve aos prantos. David Fretgne também está de volta, novamente com a Yamaha (talvez 2x2. Depois confirmo essa informação). Creio que, dentre os grandes, é o único que não corre de KTM.

Nos carros, meu primeiro choque foi não ver Ari Vatanen, um dos meus finlandeses preferidos (os outros são Mikko Hirvonen, Kimi Raikkonen e Heiki Kovalainen) na lista dos iinscritos. Confesso que até agora estou meio baqueada, mas passa. De brasucas, além da dupla da Petrobras, temos também Paulo Nobre, nem um pouco palmerense, que corre com o português Filipe Palmero. Também teremos Sérgio Williams, que confesso não saber quem é, com o francês Laurent Tamaud, de Troller. Como já havia falado aqui, Bruno Saby no lugar de Colin McRae. Nuno e Francisco Inocencio, que acolheram tão bem Ximenes e o senhor Roldan, também estarão na competição.

E nos caminhões, André Azevedo, Maykel Justo e o tcheco Mira Martinec. Stacey, Loprais, Tchagin, Kabirov e De Rooy também estarão presentes.

(finjamos que nada aconteceu e eu não disse que Cyril Despres correrá na KTM Galouses, ok?)

Ui!

Há umas duas semanas atrás, Daniela Albuquerque, esposa do dono da RedeTV!, deu uma entrevista para a revista Veja. Não falo das páginas amarelas, e sim daquela presente na sessão Holoforte. Tenho para mim que é voltada exatamente para entrevistas, digamos assim, vergonhosas. Na dessa semana, a vítima foi a filha do Ministro da Fazenda, que se revelou um amante do gerundísmo. A de Daniela, deixo aqui a última pergunta.Tirem suas próprias conclusões.

"Veja - Mas como você foi parar no jornalismo?

Daniela - Eu estava tomando Toddynho no café-da-manhã. Na embalagem, tinha um negócio que explicava as profissões na linguagem de uma criança. O dessa era jornalismo. Li e falei: 'Caramba. É isso que quero fazer'. Tem tudo a ver com ser modelo."

Ai, meu pâncreas!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dakar 2008 - parte I

Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal. Mali, não.

Guelmim, Nouâdhibou (há! Quero ver o cara da Sportv falar esse nome!) e St. Louis. As cidades estreantes.

Mil e tantos quilômetros a mais e alguns dias a menos.

Atar - Tidjikja no roteiro. Alguém sentiria falta se não estivesse?

Um pouco mais de um mês.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Movie, movie, movie

O feriadão (bah...feriadão uma ova! quinta, domingo e terça e olhe lá!) foi marcado pela sessão de cinema. Na quinta, fui ver "Deu a louca na Cinderela", um desenho super chato que quase me fez dormir; no domingo, "Cidadão Kane" e "A Família do Futuro". O primeiro já assisti três ou quatro vezes e, a cada vez, admiro mais as inovações cinematográficas feitas por Orson Welles. "A Família..." foi a segunda vez que assisti. "Siga em Frente" é a mensagem do filme, também um lema do próprio Walt Disney. Vale a pena.

Na segunda, "Adeus, Lênin!". Alguns filmes você não cansa de ver. Mesmo já tendo visto Alex Kener forjando o socialismo para sua mãe umas sete vezes, cada vez é como se fosse a primeira. E Algumas cenas são perfeitas, como os caminhões de Coca-Cola e a hora que Alex assiste João Pestana com seus irmãos. ("Da onde eu venho chamam de cosmonauta"; perfeito!).

No mesmo dia, um dos filmes mais.... mais... mais! que já assisti na minha vida! Chama-se "A Loja Mágica de Brinquedos". Assista da primeira cena aos créditos finais ("People who created everything that wasn't there"). Dustin Hoffman está absolutamente fantástico e até deixa Natalie Portman meio apagada. A loja em si não me parece tão importante, mas sim a relação entre os personagens. Um filme para se assistir mais de uma vez!

E para terminar, dividirei minha alegria com vocês: chegou o box com todas as temporadas do Friends!!!!!!!!!!!!

domingo, 18 de novembro de 2007

A Stock do Rio (by Rede Globo)

Cacá. Cacá, Cacá, Cacá, Cacá, Cacá. Cacá, Cacá. Cacá, Cacá, Cacá, Cacá, Cacá, Cacá. Cacá, Cacá, Cacá, Cacá, Cacá. Cacá. Cacáááááááááá!!!!!!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Enfim, o campeão

A FIA demorou 26 dias pra dizer que o recurso da McLaren era inadimissível.

Uau.

E viva Kimi Raikkonen!

Notinhas

- Ontem, quinta-feira, foi iniciado o julgamento da apelação da McLaren. Para quem não se lembra, a equipe inglesa recorreu à decisão de não punir os carros da BMW e da Williams. Três dos quatro carros dessas equipes ficaram a frente de Lewis Hamilton, e diante desse resultado os ingleses viram a taça indo para as mãos de Kimi Raikkonen. Ou seja: o resultado do campeonato ainda pode ser mudado. E a favor da McLaren (que seria de novo favorecida por uma decisão da FIA).

- Penúltima etapa do WRC 2007 e Marcus Groholm, líder do campeonato, bate em um muro, desmaia e, não contente com isso, ainda interrompe o 4ª especial. Até o momento, Sebastian Loeb lidera a prova a poucos segundos de Dani Sordo. Se esse resultado for mantido, Groholm tem de chegar no mínimo em segundo na última etapa e torcer para que Loeb não vença no próximo rally.

- Nessa semana, Michael Schumacher fez alguns treinos em Barcelona com a Ferrari e deixou todo mundo comendo poeira. Isso depois de mais de um ano sem guiar na F1!! "Depois de você, os outros são os outros e só..."

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Mundo de cão

No cmeço desse ano resolvi ir a uma das sabatinas da Folha. Chamei Ana Carolina (mais conhecida como Durão - sim, igual ao sobrenome do presidente da UE!!) e fomos em direção ao Shopping Pátio Higianópolis (local da sabatina, dã!). Esse é um daqueles shopping em que se permite a entrada de cachorros. Mas o Higianópolis chuta o balde: além de cães pequenos como yorkishire, poodle e etc, animais de porte maior também podem usufruir de uma agradável tarde no shopping center.

Pois bem. Conseguimos achar o ônibus que nos levava pra lá (uma das raras vezes em que a prefeitura me indicou o ônibus certo e o lugar exato em que eu deveria pegá-lo), corremos feito duas loucas pela Avenida Angélica e finalmente adentramos o Teatro Folha.

Após o evento, enquanto nos encaminhávamos para a saída, me deparei com uma placa que dizia, não necessariamente com essas palavras: favor limpar a sujeira feito pelo seu cão. E aí me veio na cabeça o óbvio: cachorros não ficam tímidos em fazer cocô em qualquer lugar. E como vivemos em um país extremamente civilizado, não seria estranho me deparar com a sujeira dos bichos no meio do corredor.

Feita essa conclusão mais do que óbvia, saí reclamando (propositalmente em um tom mais alto que o normal) de todos aqueles donos que deixam o rastro de seus cachorros para trás. Durão só faltava cavar um buraco no chão para enfiar a cara. E agradecia a todo momento por não termos cruzado com um cocô no meio do caminho.

Quando achei que já havia visto tudo, hoje me deparei com uma mulher entrando no Supermercado acompanhada por seu Cocker Spaniel. O que faria um Cocker no mercado? Escolher o sabor de seu Biscrock?

TPV V

Passei!! E em terceiro lugar!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Família desmembrada

A família que morava em meu telhado aos poucos vai se desmembrando. A mãe encontra-se no veterinário, após ser diagnosticada com uma queda de cálcio, o que ocasionou em fraqueza nas patas traseiras. Mas mesmo depois de quase ser dada por morta, a fera ainda nos olha daquele jeito mortal. A veterinária nos informou que é super difícil cuidar dela. Bem, é por isso que eles são veterinário, né não, Ju?
Os filhotinhos estão no "chalé" aqui de casa. Basta girarmos a chave do local que os três se entocam entre as caixas e prateleiras. E aí nós temos que deitar no chão e ficar procurando os gatos, que depois começam a miar feito condenados quando são pegos no colo. Mas são lindos, fofos, etc, etc. Tudo que um gato filhote pode ser. Ou três, para ser mais exata.

As duas gatinhas, ainda sem dono, na época em que moravam no telhado (ou seja, há uns quatro dias atrás)

Não se deixem enganar! A gata dormindo tranqüilamente com seus filhotes na verdade é um bicho um tanto quanto feroz!

Cão-diretor

Em uma pequena notinha, o Destak ( informa que "a Cultura começou a negociar com o diretor Cao Hamburger a produção de uma nova série infantil."

Cao dirigiu o aclamado "O Ano em que meus pais saíram de férias". Porém, antes disso, também esteve a frente de Castelo Rá-Tim-Bum. Siiiiim, exatamente!! Aquele programa com Nino, Pedro, Zequinha, Biba, Celeste, Dr. Vitor, Morgana, os sapatos falantes e mais um monte de coisas estranhas. Eu gostava; e assistia todos os dias. Sabia de cor os episódios, e achava o quarto do Nino e a biblioteca os lugares mais legais do castelo. Mas não é sobre isso que queria falar.

No começo do programa, enquanto apareciam os créditos, um nome me intrigava: Cao Hamburger. E associava aquele nome a uma parte da Casa do Louco, no Parque da Mônica: aquela casinha com um cachorro-quente latindo. O por quê dessa associação só a mente fértil de uma criança pode explicar.

Mas o que importa é que, depois de anos, Cao Hamburger voltará a intrigar mais crianças (poucas, o que é uma pena) com seu nome. Ou será que era só eu qe achava que o diretor de Castelo Rá-Tim-Bum era um sanduíche gigante?

TPV IV

"Então... acabou de estar chegando para mim que deu um probleminha no resultado e ele só vai estar saindo amanhã, às oito horas. Você pode estar vindo aqui ou estar conferindo pela internet."

ai, ai...Santo Gerundismo!

(Passei!)

domingo, 11 de novembro de 2007

TPV III

Um já foi, faltam três. Tá acabando!!!!!!

A Copa (ou o Globo)

Vou dedicar apenas algumas linhas para esse evento.

Ver a galera comemorando porque o Brasil foi anunciado para sediar a Copa (dããããã!! Era candidato único, porra!!) quase me fez entrar em depressão. Alguém por acaso lembra do Pan?? "Claro!! Ouro na ginástica, no vôlei, no basquete, no Futsal, na natação..."Tá, mas e o orçamento multiplicado por números de até dois digitos? Por Deus, como as pessoas podem ter engolido as merdas do Pan-americano tão rápido a ponto de achar legal o Brasil sediar a Copa? Meu, tinham doze, DOZE governadores do Brasil lá!! Mais Lula, Orlando Jr. e Paulo Coelho. PAULO COELHO!!! O que o mago chiliquento (algum dia conto meu encontro com PC na livraria Cultura) estava fazendo lá?? Será que fui só eu que encarou essa comitiva como um "aperitivo" para o que está por vir??

E aliás, Vossa Excelência Ricardo Teixeira declarou à Veja dessa semana que o governo não gastará um centavo com o básico para da Copa. Também disse que obras nos estádios ficarão a cargo dos cofres público. Mas isso não é algo básico para uma Copa do Mundo?

(Sim, foram algumas muitas linhas, eu sei... nem ligo!)

sábado, 10 de novembro de 2007

TPV II

10³=quilo

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

TPV I

Discar para alguém é catacrese.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Chamem o National Geographic!!!

Abro a Carta Capital dessa semana e eis que, em certa página, vejo aquela figura, o homem do "está tudo sob controle": Cláudio Lembo!!

Acho que o National Geographic deveria fazer um documentário comparando Tutankamon, o jovem faraó, com Cláudio Lembo, a múmia viva ex-governadora de São Paulo.

Daria uma filmagem e tanto!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Os mais mais

Em uma aula de história, eu e Paula começamos a listar os assuntos mais manjados nos canais de história, etc (Discovery Channel, History Channel e National Geographic). Comseguimos seis, que serão apresentados aqui devidamente comentados.

- Dia D: a invasão da Normandia já é conhecida por todos que de vez em quando assistem a esses canais. A descrição do mar coberto de sangue, as imagens dos caras chegando pelo mar... quem nunca viu essa cena?

- Família Real Russa: essa quem me falou foi a Paula. Segundo ela, eles adoram comentar sobre as últimas descobertas acerca de seu Nicolau e cia. Com certeza toda a história que envolve essas pessoa deve ser um prato cheio para certos canais...

- Bomba de Hiroshima: no estilo daqueles programinhas de antes e depois (que eu por sinal adoro). Mostra a bomba lançada, o que aconteceu depois e como está a cidade japonesa hoje em dia. Só me pergunto uma coisa: o que aconteceu com a bomba lançada em Nagasaki?

- Egito Antigo: a galera do Nat Geo deve estar comemorando até agora com a "nudez" de Tutankamon. O faraó egípcio é o preferido deles, mas o mistério das pirâmides também está bem contado.

- Império Romano: mais um que a Paula cansou de ver. Pode ter sido mega importante para a atual sociedade moderna ocidental, mas não tem outros assuntos, não?

- Adolf Hitler: o ditador e seu nazismo também estão sempre presentes nos domcumentários de Nat Geo, Discovery e History Channel. Mas ninguém nunca conseguiu responder uma coisa: como as pessoas podem acreditar que um austríaco, moreno, baixinho e de cabelos pretos defendia que a raça superior eram os arianos, com seus cabelos loiros e olhos azuis?

terça-feira, 6 de novembro de 2007

O cachorro

Pancho morreu. Minha mãe ainda não me informou oficialmente, mas pela conversa com a minha madrinha tenho certeza disso.

Pancho era um cocker castanho, já velhinho. Da última vez que o vi, já estava cego. Lembro-me quando ele era filhote - também o era, ora pois. Ficava horas na área de serviço do apartamento da minha madrinha, lá na Ilha do Governador, na minha amada Rio de Janeiro. De vez em quando o soltava e ficávamos brincando na sala. Gostava dele, uma das minhas lembranças da minha cidade maravilhosa. Mas sabia que mais dia, menos dia, isso ia acontecer.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Alexandre Barros

Existem umas coisas que são difíceis de explicar.Meu fanatismo por rally não é uma delas. Nem minha torcida pelo Heikki Kovalainen (embora alguns tentem me persuadir a desistir do piloto).

Porém, não consigo explicar quando comecei a achar Alexandre Barros "o cara", nem o por quê de tal fato. Suspeito que tenha sido lá atrás, quando era apenas uma criança que sonhava em correr de moto. Aí vi aquele brasileiro correndo e, tã rã!, resolvi que ele era legal.

E mesmo passado todos esses anos, mesmo que não tenha acompanhado a carreira de Alexandre Barros, fiquei triste ao ver, há alguns dias atrás, que ele talvez fosse se aposentar. E mais triste fiquei quando, no domingo, a aposentadoria do meu herói-sem-eu-saber-por-que foi confirmada.

E essa tristeza não sei muito bem dá onde veio. Mas enquanto todos estavam atentos à vitória de Dani Pedrosa em Valência, à mão quebrada de Valentino Rossi e ao campeonato de Casey Stoner, eu pensava que não poderei mais prometer que vou acompanhar as corridas de Alex Barros no ano que vem.

sábado, 3 de novembro de 2007

Cinema em casa

Passei a semana inteira - hiperbolicamente falando - sonhando com a hora em que entraria naquela locadora, paredes forradas com fotos de personalidades como Audrey Hepburn, poltronas e livros de filmes na estante, e sairia com alguns filmes nas mãos, para depois assistir enquanto comia algo incrivelmente calórico.

Entrei na supracitada loja e fui direto para a parte de lançamentos. Maria Antonieta, Pequena Miss Sunshine e O Labirinto do Fauno eram meus alvos. Todos, TODOS estavam locados. Passei os vinte minutos seguintes procurando algo naquele lugar. Descubro que já havia visto todos os filmes de Audrey daquela locadora. Fui para a parte de comédia, desistindo de pegar algo que me fizesse pensar muito. Meu olhar esbarra em Bom dia, Vietnã, com Robin Williams. Ao lado desse, De Repente é Amor, aquele que assisti uma única vez e me encantou profundamente.

Escolha feita, me encaminho para o caixa. Porém, Patrícia Pillar e Daniel Oliveira me fazem voltar e abandonar Ashton e Amanda, não antes de prometer que em breve voltaria para buscá-los. E volto para casa, pronta para minha feliz e solitária sessão de cinema.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Será que ele é?

"Ele é muito burro", me diz um certo alguém.

Sim, ele é. Sem sombras de dúvida.

Sexta-feira sobre quatro rodas

Algumas novidades automobilísticas de hoje:

- o UAE Desert Challenge chegou ao fim com vitória de Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret (Mitsubishi). A dupla Palmeirinha e Dona Maria (Paulo Nobre, brasileiro, e Filipe Palmero, português) chegou em 11º, após capotagens e desidratações;

- com o resultado, Carlos Sainz (Volks) ganhou o Mundial de Cross Country, com a luso-brasileira em 4º;

- nas motos, Marc Coma levou a melhor, ficando a cinco minutos de Cyril Despres, segundo colocado. Jean Azevedo, brasileiro, chegou em 6º lugar;

Nessa categoria, um sobrenome conhecido me deixou surpresa: De Villiers, a princípio um piloto da equipe Volkswagen. Mas não me lembrava do primeiro nome dele, e as letrinhas indicando a nacionaliade do cara tampouco me ajudavam. Fiz o mais óbvio: "dei um google" no nome. Cornel, o De Villiers das moto - quadriciclo, como me informou tão bem o site de busca - correu o Dakar, abandonando na quinta especial por conta de motor partido. O original, Giniel - o gnomo, continua correndo de carro.

- o tempo abriu em Severiano. O sol até ensaia aparecer, como informou a Cronospeed;

- por último, mas não menos importante: Alonso está, oficialmente, fora da McLaren.

Chove em Severiano

E começou o rally de Severiano. Chuva, chuva, chuva, é o que relata o Cronospeed. As duplas fazem o levantamento; Tedesco fica entalado entre um ônibus e uma árvore; em uma foto, dois guris levam as mãos aos ouvidos enquanto um Celta é retirado do caminhão.

Tenho boas lembranças de Severiano e região. Paramos naquela cidade, eu, Helena Deyama e Déia Portas, para comer algo entre uma especial e outra, provavelmente depois de termos nos empanturrado com aqueles biscoitinhos comprados no Bon Giovanni na noite anterior. Cidadezinha bonitinha, a igreja, a pracinha com brinquedos.

Sinto por estar aqui e eles, lá. Não vi Erechim e sua décima participação no CBR, não conheci Estação; e provavelmente não irei para a última etapa. De rally, esse ano, só a largada do Sertões. O francês e seu café-com-leite, a tentativa de lavar todo aquele arroz, o show ouvido do box da equipe, tentativa de socializar com o chileno, piloto daquele cara de quem gosto muito. Os portugas da Red Line, os dois nordestinos, os tubos de leite condensado, a BMW
e o esforço tremendo para não seguir com aqueles três. A tristeza de vê-los indo rumo a Salvador e eu ali, naquela Goiânia vazia e sem graça.

Ah, o rally!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Cinco vezes

A capa do jornal, a bandeira no carro, os jornalistas no rádio, o cara rindo na rua, a menina na porta do cursinho, as pessoas sentadas na escadaria da Gazeta, o cobrador do ônibus e a mulher que com ele conversa, eu. Todos com o mesmo pensamento...

É PENTACAMPEÃO!!!!