quinta-feira, 25 de março de 2010

Bill Caswell, o gênio


A dica veio do Flávio Gomes, jornalista que dispensa comentários (aqui no mundo blogueiro, aqui no twitter).

Bill Caswell é um estadunidense desempregado que mora em Chicago. Há um ano o cara decidiu que queria fazer um rally e, para isso, comprou um BMW 1991 por cem doletas.

Na primeira prova, acabou com o carro cinco minutos depois da largada. Mas não desistiu. O ponto alta da história - prestem atenção!: lá estava Bill no Rally do México! Sim, a última etapa do WRC! E com esse mesmo BMW 1991 todo esbagaçado! E sem equipe de apoio! E com um navegador que ele mal conhecia!

Mas a história não acabou. O mocinho conseguiu completar o rally e ainda fechou em terceiro na categoria!

A história completa está aqui. É um pouco longa, eu sei, mas vale muito a pena, assim como as fotos e os vídeos.

Bill Caswell é gênio!

Ele volta

Enfim a organização divulgou o local da próxima edição do Dakar. Será, novamente, aqui na América do Sul, no circuito Argentina-Chile. Não sei se é uma boa para o Chile, mas, bom, se eles dizem, só me resta acreditar.

As inscrições começam dia 15 de maio e a largada promocional em Buenos Aires será em primeiro de janeiro, aquele dia fantástico que impede que se comemore de forma decente o reveillon - se bem que eu não posso reclamar, meu ano-novo no bivouac foi excelente!

A prova em si vai do dia 2 ao dia 16 de janeiro começando e terminando - mais uma vez! -na cidade portenha.

Por enquanto, é isso que temos. Só nos resta aguarda novidades!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pra onde vai o Dakar?

Eu tenho ouvido muitas coisas sobre as (im)possibilidades de roteiro do Dakar nos últimos tempos. Na última semana, foi divulgado um artigo em que Klever Kolberg, um dos veteranos na prova, em que ele especulava sobre os caminhos que o rally poderia seguir.

Dois possíveis percursos seriam traçados na África.



Em amarelo, um caminho seguindo para o lado do Egito, relembrando o percurso de alguns anos atrás. Livraria a caravana de ameaças da Al-Qaeda e grupos terroristas locais, but...

Líbia e Suíça vivem momentos de tensão já faz um tempo, mas a coisa estourou agora em março, quando o líder libanês Muammar Khadaffi convocou uma jihad contra o país europeu por causa da aprovação de um referendo que impõe restrições à construção de mesquitas. Fora isso, a Líbia também já decretou embargo comercial e econômico à Suíça. Pensem que, por causa disso, pilotos, jornalistas e staff podem até ser impedidos de correr em solo libanês. É, aí complica.

A segunda possibilidade, aquela vermelhinha, é o conhecido percuso até Dakar, e o cancelamento da edição de 2008 está aí para nos lembrar por que não é a opção mais legal.

Por fim...


(Ok, a imagem já foi postada, mas tá valendo, não?)

Tinha uma história de que o Chile poderia sediar o Dakar sozinho. Aí veio o terremoto e ele, aparentemente, passou a ser carta fora do baralho. Mas eis que as coisas mudam e o governo do recém empossado Sebastián Piñera se manifesta. Ao que parece, argumentam até que a prova no país poderia reativar a economia e atrair turistas. O investimento seria de cinco milhões de euros e o Chile poderia buscar patrocinadores privados para recuperar o investimento.

Na boa, eu não aceitaria. Talvez seja trauma de Pan-americano (selembram do famoso legado?), mas, para mim, esses cinco milhões deveriam ser investidos em outras coisas - o que não falta é lugar para investir naquele país. Enfim...

E a Argentina, vocês perguntam? Dizem que ela também já manifestou interesse, mas nada está definido até o momento. Meu pitaco? Sinceramente, não sei. Nenhuma das alternativas parece animadora. Já que eles gostaram de inovar, que tal um Dakar passando pela Ásia?

Google Earth + Paint

Queridíssimos, devo comunicá-los que vocês voltarão a ver, de vez em quando, algumas obras primas (??) da arte gráfica nesse blog. Não, não temos nenhum designer envolvido! Acontece que finalmente atualizei o Google Earth, e isso significa que posso publicar mapas lindos com tracinhos feitos no Paint aqui no blog!

Digo isso para que vocês não se assustem quando virem como Mandy+Google Earth+Paint formam um trio formidável!

(Ou, em outras palavras, não falem em Dakar quando eu me lembro que o Google Earth existe. São os leitores do blog que sofrem)

terça-feira, 16 de março de 2010

Sertões 2010: "de maior"

O Rally dos Sertões, segundo maior rally do mundo - perde apenas para o Dakar, vai chegar à maioridade. A festa começa no dia 10 de agosto e termina no dia 21 - um pouco mais tarde do que as últimas edições, e já tem até local definido: larga de Goiânia, passa por Palmas e chega em Fortaleza.

Pois é. O roteiro da 18ª edição da prova já está praticamente pronto. Direto do avião, Marcos Moraes e Edu Sachs traçaram rotas e já garantem: o rally está excepcional.

Aos dados, pois. A quilometragem total ainda não foi divulgada, mas temos um dado ultra importante: a etapa maratona, aquela em que os competidores não podem contar com ajuda da equipe de apoio, terá 700 km e acontecerá em um trecho de alta velocidade, com muita areia e navegação por GPS.

Na descição da prova, expressões como "especiais difíceis" e "bem duras" não faltam. Com a palavra, Marcos Moraes:

"A partir do terceiro dia, a prova permanecerá com um excelente nível técnico até o seu final. Todas as especiais serão difíceis a partir daí."

"A oitava etapa terá um pouco menos de dificuldade, mas também será muito boa, pois apresenta o diferencial de acontecer em serras, com trechos sinuosos. A nona e a décima etapa serão menores, mas bem duras, típicas de caatinga do sertão, e exigirão um nível altíssimo de navegação. Os competidores terão várias opções de estradas paralelas, que muitas vezes se cruzam. Se errar na navegação, corre o risco de não conseguir se achar depois. Nesses dois dias, o pessoal também enfrentará um percurso quebradeira, com pedras e rios secos pela frente."

Em abril, os dois vão refazer o trecho por terra para conferir tudo de perto. Até lá, é esperar.

domingo, 14 de março de 2010

SP Indy 300

O fim de semana do dia 14 de março parecia que nunca ia chegar. Aguardar a corrida da Indy foi um misto de expectativa e apreensão, aquela coisa de não saber o que vai acontecer. Será que vai dar coisa boa? Será que vai dar cagada?

Pois bem, já passam das dez horas da noite e eu ainda não consegui concluir se o saldo da São Paulo Indy 300 foi positivo ou negativo. Alguns diriam que foi um show, uma prova fantástica, etc e tal. Tenho de concordar. Normalmente não me empolgo com corridas de rua da Indy, prefiro muito mais os ovais. Mas o que vimos em São Paulo foi realmente algo muito legal, terminando em uma ultrapassagem muito boa do Will Power em cima do Ryan Hunter-Reay.

Por outor lado, vimos coisas absurdas acontecendo ao longo do fim de semana. Primeiro, tivemos a história das ondulações. Me desculpem, mas já vi provas de rally com pista daquele jeito! Nas imagens, muitas vezes parecia que os pilotos iam literalmente iam saltar!

Também tivemos os problemas com os groovings (ou a falta deles) na pista, que até fizeram com que os treinos fossem adiados para domingo de manhã. Essas ranhuras, aliás, foram apontadas como uma das responsáveis pelo acidente envolvendo Mário Moraes e Marco Andretti. Além disso, a luz em vários momentos acabou ou piscou - e isso pode ser comprovado pelos tweets dos jornalistas que estavam na sala de imprensa. Sem contar com o alagamento na pista, que acabou paralisando a corrida por algum tempo - mas isso não é lá muito incomum nas provas mundo afora.

Mas, no final, tudo deu certo. E a corrida terminou com aquele gostinho de quero mais. Afinal, Simona de Silvestro, estreante, liderou a prova; Bia Figueiredo foi a mulher e estreante melhor colocada; Vitor Meira, em sua primeira prova depois do acidente em Idianápolis, no ano passado, terminou em terceiro; Raphael Matos, em quarto; tivemos belas ultrapassagens; Will Power - que, na minha cabeça, é uma espécie de Dani Sordo da Indy, e é por isso que eu gosto tanto dele - venceu.

Além disso, é sempre uma delícia você abrir o twitter e ver sua timeline repleta de tweets sobre automobilismo!

Enfim, devemos encarar como um aprendizado. Por mais três anos vamos sediar a Indy, e, pelo menos no ano que vem, será lá no circuito de rua do Anhembi. E, até lá, podemos fazer muita coisa para que o evento realmente seja animal. É só querer.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lá no México

Acabou que não falei sobre o rally do México, e acho que o assunto já passou um pouco. Também, não acompanhei muito, mas vamos para alguns (tardios) pitacos.

Adorei ver Petter Solberg em segundo, e adoraria ainda mais se ele tivesse vencido a prova. É sempre bom ver que o mundo do rally não está restrito às montadoras - Solberg é um piloto privado, afinal. Aliás, é exatamente isso que faz do norueguês um dos meus favoritos!

Ainda dentro deste tema, acho que nunca tinha me dado conta do domínio de Citroën/Ford e, mais ainda, não tinha percebido como a montadora estadunidense vem forte! As duas fábricas ocupam os dez primeiros lugares, sendo que a Citroën tem os três primeiros carros e a Ford todos os outros sete veículos! É triste, já que mostra o pouco interesse que as montadoras têm pelo WRC - afinal, é muito mais barato correr o Intercontinental Rally Challenge, mais isso já é assunto para outro post.

Enfim...

Também fiquei contente em ver Sebastien Ogier lá na frente. Campeão da J-WRC de 2008, o francês está em seu segundo ano no WRC e, pelo que parece, é um dos únicos da nova geração que está colhendo bons frutos (Onde estarão Novikov, Rautenbach, Mikkelsen e Ostberg?)

O líder do campeonato agora é Sébastien Loeb, com 43 pontos, enquanto Hirvonen tem 37. Latvala (!!!) em terceiro. Sordo, o injustiçado, ocupa apenas a sétima posição no campeonato.

Por fim, não podia deixar de falar exatamente de Latvala. Afinal, parece que ele reencontrou o caminho para não bater/capotar/cair em vala! Não é uma tarefa impossível, ouviu, Kimi Raikkonen?

terça-feira, 9 de março de 2010

Lá em Curitiba

O post era pra ter saído ontem - assim como o do WRC! -, mas acontece que teve lançamento do anuário AutoMotor do Reginaldo Leme E lançamento do livro da Mitsubishi, então o dia foi meio corrido. Enfim...

Assistir ao IRC foi uma experiência sem igual - talvez comparável à experiência que tive no Dakar neste ano.

Primeiro, a estrutura dos caras: já na primeira olhada no parque de apoio era fácil identificar as equipes do IRC. Eram tendinhas, área completamente isolada e, juro, na hora do almoço cheguei a ver uma daquelas bandejas (na falta de palavra melhor) usadas em buffet e eventos, sabem?

Aí fui pro trecho ver os carros correndo. É de chorar de tão lindo que é ver esses bichos correndo! Kris Meeke veio rasgando, e os Skodas não ficaram atrás! Depois de vê-los, a gente começa a achar os N2 até meio sem graça...

Uma observação: a organização, às vezes, parecia meio perdida. Ouvindo aqui e ali, sei que o pessoal do IRC não está exatamente feliz com isso. Em certas horas até via uma reedição do que aconteceu durante o WRC aqui, lá nos anos 80. Mas acho que, de lá pra cá, o rally brasileiro evoluiu bastante, o que significa que tempos total capacidade de ver o que não deu certo e melhorar da próxima vez! Temos gente com muito potencial aqui para trabalhar nisso!

quarta-feira, 3 de março de 2010

A caminho do IRC!

Queridos, mil desculpas por não postar nada nesta semana. Temos WRC e IRC, e assunto é o que não falta. Mas acabou não dando para postar - e tinha um assunto em especial que eu queria comentar. Mas estou de partida para o IRC de Curitiba amanhã e tentarei trazer novidades!

Não sei se conseguirei postar de lá, já que não levarei meu notebook, mas vou tentar. De qualquer jeito, devo colocar alguma coisa aí do lado, no Twitter, então tentam dar uma acompanhada.

De qualquer modo, semana que vem estou aqui novamente para falar sobre o Rally do México (que eu não devo acompanhar muito bem, mas sempre darei uma olhada no que está rolando), o Rally de Curitiba e, quem sabe, o Oscar - porque, afinal, o Pitacos é um blog sobre tudo!

Inté!