domingo, 31 de janeiro de 2010

A volta dos que não foram

Acho que vai ser sacanagem eu dizer que o blog estava de férias. Pombas, que férias mais longas, não?! Tá, tá, confesso: eu abandonei o Pitacos durante o mês de janeiro, mas estou de volta! (êêê!)

Eu pensei em reformular o Pitacos. Sei lá, mudar o layout, alguma coisa assim. Mas gosto tanto desse fundo assim, simples, sem pretensão (como o blog!) e, poxa!, Loeb é muso forever and more. Então, ao menos por agora, continuaremos com o velho - mas não fora de moda! - layout.

Obviamente não vou falar sobre o Dakar. Seria vergonhoso comentar sobre um rally que acabou há um tempão. E, afinal, eu nem acompanhei direito este ano. Mas digo uma coisa: a Volkswagen está caminhando para se tornar uma nova Mitsubishi. E por mais que seja legal para eles, para nós, espectadores, fãs, é enfadonho.

Ao menos não cheguei atrasada para uma coisa: o WRC começa apenas daqui a duas semanas, com o Rally da Suécia!

Então vamos lá, galera, que 2010 nos espera! (que rima podre!)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Reflexão sobre o twitter

Sei que estou em falta com vocês - mas confesso que fiquei feliz em saber que tem gente que ainda acessa o Pitacos, mesmo que esteja um pouco (um pouco??) abandonado.

Terminei 2009 e comecei 2010 em Buenos Aires, acompanhando a largada do Dakar. Mais precisamente, no acampamento da Rondônia Racing. Visitei lugares legais, vi pessoas que até achava que não eram reais, mas isso fica para outro post.

Voltei para o Brasil, meu pai foi "saído" da prova - desclassificado pela organização, seu primeiro abandono em seis Dakar, mas isso também não é assunto para agora -, minha casa foi atacada por um protótipo de tornado, passei dois dias sem luz e quase fiquei sem água. Ou seja, a vida está agitada!

Mas eu queria começar o ano falando sobre o twitter. Para quem me segue, sabe que eu sou frequentadora assídua da ferramenta, e acompanhei a primeira metade do Dakar por ele. Só que eu não quero falar sobre o papel informativo dele, nem sobre o papel social.

Eu sou uma pessoa que admira um texto bem escrito - e me esforço para escrever algo decente. Mas é claro que todo mundo vai querer ler um texto bem escrito, oras! Mas não é apenas isso. Eu acredito que um texto gostoso, preocupado com a forma como é escrita pode tornar interessante até a mais boba das histórias. É isso, por exemplo, que me faz admirar jornalistas como Flavio Gomes, Fábio Seixas e Victor Martins - e não o fato de entenderem sobre automobilismo, como muitos podem achar.

O fato é que o twitter, ao meu ver, acabou sendo uma forma de ler bons micro-textos sobre tudo - ou nada! E, principalmente, tentar tornar uma informação inútil (hello?? Alguém aí se interessa sobre a minha caminhada diária?) eu algo bacana para se ler. Como? Tornando o texto gostoso, atrativo para as pessoas.

Não sei se vocês conseguiram pegar meu raciocínio, mas o twitter acabou se tornando uma bela ferramenta para conseguir dizer algo em poucas palavras e de uma forma gostosa - acho que foi a palavra que mais apareceu nesse post!

Então é isso. Sei que vocês talvez esperassem algo sobre o Dakar, mas deu um click - e olha que eu já estava deitada, computador desligado e livro de lado! Mas prometo que nos próximos dias abastecerei o blog com um pouco de poeira.

"Não deixe o Pitacos morrer... não deixe o Pitacos acabar!"

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O blog está vivo!

Não, queridos amigos! O blog não morreu! Eu sei, eu sei, passei váááários dias sem escrever uma linha, mas estou de volta!

Estou preparando uma série de posts sobre a viagem para a Argentina (sim, eu fui para a largaada do Dakar!), mas o notebook não anda deixando... vamos ver se agora ele colabora!

Anyway, fiquem de olho... Pitacos está de volta! E para quem quer ver o que ando falando sobre o rally, passa no twitter aí do lado.