domingo, 30 de março de 2008

el rally de los hermanos

Todo ano faço planos de ir ao WRC da Argentina.

A prova foi nesse final de semana. Enquanto uma galera estava passando frio em Córdoba, eu estava aqui, sem internet, às vezes sem luz. Saí na sexta a noite, ontem fui a um churrasco (e aí vocês chegam à conclusão de que eu não assisti à Fórmula Indy - o que é meio mentira, porque vi os primeiros minutos da corrida).

Quem levou foi Sebastien Loeb. Mikko Hirvonen liderou a prova na sexta, mas uma pedra e uma suspensão quebrada o tiraram da prova. Latvala, finlandês de 22 anos que ganhou o rally da Suécia, também teve problemas com uma pedra - atingiu o motor de arranque. No domingo, ainda ganhou duas das três especiais, terminando em 15º.

No final, o pódio ficou assim: Loeb, Atikinson e Sordo. Solberg manteve a segunda posição até a SS19, quando parou.

No Ereshow, no Blig do Gomes e no Caçadores de Poeira vocês podem conferir relatos da galera que esteve por lá. Leiam os relatos de Flávio Gomes. Ele conta toda a sua impressão da sua primeira prova de WRC.

E eu, sem internet aqui em casa, não pude nem tentar concorrer a um livro sobre o Grupo B autografado por Walter Rohl! (A promoção acabou no dia 28....)

Mas ano que vem, WRC, Argentina, quem sabe....

(Para não passar em branco, Dixon ganhou a primeira prova da Indy, enquanto Dani Pedrosa, em Jerez, levou a melhor na MotoGP)

(Ops... o campeonato está assim: Loeb - 30; Hirvonen - 25; Atkinson - 22; Latvala - 16; Galli - 11. E quem sentiu a minha tristeza por não concorrer ao livro, pode já encomendá-lo para o meu aniversário aqui.)

quinta-feira, 27 de março de 2008

Sobre inutilidade

Meia-noite de ontem, o Uol anunciava: o Big Brother Brasil 8 acabou. Rafinha, nascido Rafael Ribeiro Medeiros de Carvalho, levou o milhão oferecido ao vencedor.


Big Brother é um programa lamentável. Um sem-número de pessoas se posta na frente da TV para assistir a uma galera que passa o dia todo entre piscina, sala, cozinha, quarto, e sei lá mais o quê, sempre fofocando sobre outros integrantes do grupo e armando picuinhas. Como isso? Quer dizer, quem é esse sem-número de pessoas que perde tempo vendo aspirantes a celebridade fazendo nada em uma casa?


Não estou levantando a bandeira contra reality shows. Mas se realmente a vida é pra ser gasta na frente de uma televisão "vivendo" a vida de outros, que esses outros pelo menos façam alguma coisa melhor. O que aconteceu com No Limite, aquele programa apresentado por Zeca Camargo em que os participantes se ferravam em provas de resistência, dormiam na mata e eram eliminados pondo os nomes em um urna?


(Texto originalmente escrito ontem, no meio da tarde)

terça-feira, 25 de março de 2008

A volta de Da Matta

Era agosto de 2006. De repente, chega aquela notícia: Cristiano Da Matta sofreu um acidente gravíssimo. Algo que envolvia um cervo e uma batida.

Foram dez dias até que o piloto brasileiro saísse do coma. Lembro-me que chorei pra caramba no dia em que isso aconteceu (já falei aqui que sou uma chorona). Aos poucos, foi se recuperando. Saiu do hospital.

Meses depois, Fábio Seixas encontrou o piloto mineiro em Santa Catarina (o post está aqui).

E hoje, leio no blog do mesmo Fábio que Da Matta volta a correr esse ano! Vai ser em maio, em uma prova de GrandAm, em Laguna Seca.

Uma notícia que me deixou bastante feliz, sem dúvida.

Bem-vindo de volta, Cristiano!

Resquícios de uma festa

- às vezes nos solidarizamos com pessoas que não gostamos muito
- mais dois volantes para casa? Aaah, não!
- "o Kassab apertou minha mão..."
- o nome é estranho, a aparência é duvidosa... mas é bom!
- "eu vou pra Franca, tá?"
- ele: você tá fazendo o que mesmo?
ela: jornalismo, oras!
ele: bem que eu tava achando familiar isso que você tava falando!
ela: e você esperava que eu fizesse o quê?
- Ric!
- algumas pessoas vão ser sempre queridas
- e eu só bati palma por causa do França!

E fica a pergunta: depois do kart, que caminho aqueles moleques seguirão?

segunda-feira, 24 de março de 2008

Futuro de sucesso

Não me lembro ao certo como ela apareceu. Só sei que, de repente, Renan Calheiros tinha uma filha com uma jornalista, e quem entregava o dinheiro era um cara de uma empreiteira. Era Mônica Veloso (não o cara, a jornalista).

Pouco tempo depois, ela já estava na capa da playboy (que vendou feito água), lançou um livro e, até onde eu sei, foi contratada pelo SBT para apresentar um programa - Vrum.

Imaginem, então, o que espera Andrea (ou Andreia?) Schwartz, cafetina que participou de toda a história da queda de Eliot Spitzer, ex-governador de Nova York!

domingo, 23 de março de 2008

Propaganda enganosa

Na Austrália, seis carros conseguiram terminar a prova.

A previsão para a prova da Malásia era de chuva, muita chuva. Tempestade, na verdade. Já estava até abrindo uma banca de apostas para quantos carros terminariam a corrida.

Dormimos na sala, eu e meu pai. Na verdade, teria sido mais fácil esticar a madrugada até a largada, mas optei por duas horinhas de sono. Nesse momento, já se sabia que os meteorologistas malaios eram um bando de fanfarrões.

Foi uma hora e meia de sono perdida. Sol, pista larga, e apenas três carros saindo nas primeiras voltas (Bourdais, Timo Glock e Rosberg).

O ponto alto foi a "disputa" pela liderança da prova. Massa em primeiro, mas não conseguia abrir. Quando o brasileiro entrou pro pit stop, Raikkonen cravou duas puta voltas, parou e voltou como líder. A patir daí, foi se afastando cada vez mais de Felipe (que, voltas depois, abandonou).

Depois disso, a mariposa que pousou na Tv ficou mais interessante. A única coisa que me matinha acordada era a transmissão da Bandnews FM (sabe a tática tira-o-som-da-televisão-e-liga-o-rádio?). Tá, a expectativa de ver o Heikki terminando na frente do Hamilton ajudava, também.

Cinco pilotos fora - o motor Ferrari de Vettel estourou na volta 41 - Raikkonen em primeiro, Kubica em segundo e Heikki em terceiro. Seguidos por Trulli, Hamilton, Weber e Alonso.

Se a corrida do Bahrein, daqui a duas semanas, seguir os moldes dessa prova, pelo menos terei dormido a noite toda.

(Apenas para constar: Raikkonen - 11 pontos; Massa - 0. É...)

sábado, 22 de março de 2008

Dica manjada

Nunca, NUNCA confie naquela história de "vou dormir mais cinco minutos, daí eu acordo".

(um possível pensamento de Felipe Massa após faturar a pole: chupa, Autosprint!)

O ducentésimo

Eu nunca tinha assistido a Cidade dos Anjos.

É triste, bem triste.

E Nicolas Cage está fantástico. Mas isso não é novidade pra ninguém.

Aliás, esse post inteiro não é novidade para ninguém. Meio mundo já assistiu a esse filme!

(Já ouvi Iris, do Goo Goo Dolls, umas quatro vezes nos últimos minutos. Já a achava maravilhosa. Agora vejo que ela é simplesmente fantástica!)

Estou indo dormir. Pelo menos duas horas de sono até acordar novamente.

Quem fica com a pole hoje?

sexta-feira, 21 de março de 2008

Estudar pra quê?

Desde a semana passada eu pus na cabeça: feriado vou tirar para estudar. Tem trabalho de teoria da comunidação e história da comunicação pra fazer, coisas para passar a limpo. Não saio de casa!

São três da tarde do primeiro dia. Acabei de voltar pra casa. Amanhã, já programo cinema. A fórmula 1 não conta como distração, afinal, quatro da manhã eu não vou pegar em livro.

Meu único consolo é que minha mãe, que também havia tirado o feriado para terminar sua monografia, está deitada no sofá a minha frente, mexendo no celular.

O feriado vai ser tãããããão produtivo!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Previsões para a Malásia

1 - Eis o cronograma para a prova:

Treinos Livres - daqui a pouco, às 23h; amanhã, às três da manhã; sábado, 0h
Treino Oficial - sábado, 3 da matina
Corrida - domingo, 4h

2 - Assim será a prova da Malásia:

Os carros entram no circuito com uma forte chuva. Logo alguns ficam pra trás. Surge um tornado. Mais carros param. Goadzilla ataca o autódromo. Mais baixas. Os que sobraram são atacados pela bola gigante do primeiro Indiana Jones.

Enquanto isso, in a far, far away galaxy, Lewis Hamilton passei por Sepang, pronto para mais uma vitória na temporada.

É, por que realmente NADA afeta Hamilton.

O mundo é um ovo

Uma conversa entre meu pai e o pai da amiga de minha irmã:

"É, esse troféu é do Dakar"
"Você foi pro Dakar?"
"Aham"
"Poxa... será que você conhece o Franciosi?"

Franciosi... o piloto que foi pra Lisboa com o meu pai. Campeão do Sertões.

É super amigo do cara.

O mundo é um ovo.

Caçadores de Poeira

Foi na segunda-feira que o mundo do rally ganhou mais um meio de divulgação. Na verdade, o Caçadores de Poeira só estréia oficialmente na próxima terça, mas o blog dos jornalistas Fabrício Migues e Thiago Vinholes já está no ar! Sugiro que vocês entrem!

Aqui está o endereço: www.cacadoresdepoeira.com.br

quarta-feira, 19 de março de 2008

O terceiro noitão (e a primeira dormida)

Na primeira vez, a estética de Gus de Vant me conquistou, o filme que mais esperávamos foi uma decepção e parece que só eu gostei do sessão surpresa.

Em fevereiro, apesar de incomodar e abordar um tema bastante delicado, XXY foi um pouco chato; La Comunidad também não foi grande coisa e o aguardado Sweeney Todd, apesar de ser bom, foi aquém das nossas expectativas.

Talvez por isso não estávamos muito preocupados com os filmes que assistiríamos naquela madrugada. O que mais importava era o passeio em si. Mesmo assim, já sabia que o tema era "Sexo, drogas e Rock'n'Roll" e que passaria "Smiley Face" e "Partículas Elementares", embora não soubesse nada sobre nenhum dos dois.

Entramos na fila do HSBC já um pouco tarde, dez e meia, mais ou menos (e não vou dizer que a culpa foi minha). Ainda faltavam Mike, Marquinhus e Lívia se juntarem ao grupo. Esperamo-los até às onze e quinze, quando a última citada finalmente chegou.

Partimos para O Pedaço da Pizza cantando "love makes the world go round" alegremente. Só que a pizzaria é muito longe, já eram onze e meia... é, acabamos na porcaria do Mc Donalds.

Chegamos atrasados na sessão. Ok, o filme ainda não havia começado, mas é difícil encontrar oito lugares juntos disponíveis quando a sala está quase cheia. Mas a segunda fileira não era, afinal, um lugar tão ruim assim.

É impossível não rir quando Anna Faris é a atriz principal. Talvez a história da atriz doidona que tem de pagar seu fornecedor, fazer um teste, pagar a conta de luz, cozinhar os bolinhos de seu colega de quarto e salvar sua preciosa cama não tivesse tanta graça se não fosse Faris. Mas seu talento para comédia (lembram-se de "Todo Mundo em Pânico) transforma "Smiley Face" em um filme que vale a pena. Os flashbacks e o imaginário de Jane dão um tempero a mais.

Eram duas da manhã quando conseguimos pegar um lugar melhor (a sessão tinha acabado e todo mundo estava fora da sala, na fila do banheiro ou do café). Não sabia a quantas andava o treino da Austrália, e ligar para alguém - a primeira pessoa que me veio na cabeça foi o Betto - podia acarretar em ser muito xingada.

O próximo da lista seria o filme-surpresa. Alta Fidelidade foi o escolhido, um enredo com muitos top five e rock/pop. Foi o melhor da noite, com toda certeza. Jack Black não podia faltar, é óbvio, mas é o charmoso John Cusack quem dita o ritmo. E como não bastasse, ainda conta com a participação de Bruce Springsteen as himself. Fodaço!

Quando tudo parecia estar fluindo bem, eis que ele surge: Partículas Elementares. Não recomendo pra ninguém. A história do cara com tendências ninfomaníacas é até interessente, mas quando segue para seu irmão, não dá. É chato. E as cenas de sexo são a la vonté demais, metade é totalmente desnecessária.

Dormi. Confesso. Comecei dando umas pescadas, mas o fato de não conseguir usar a tática do Renato - fecha os olhos e só fica ouvindo - colaborou (o filme é em alemão). Nada contra o cinema germânico, assisti a "Adeus, Lênin" umas sete vezes, apenas a primeira obrigada. Mas o fato de você não entender nada do que é dito sem apelar para as legendas colabora para visitar o mundo de Orfeu.

Saímos da sala (de tortura?) lá pelas seis e, dezessete horas depois, eu estava na minha cama (talvez por isso eu não tenha acordado para o GP).

Por mais que os dois primeiros filmes tenham me agradado, Partículas Elementares deu a sensação de que esse Noitão não foi dos melhores.

Aliás... deve ser bem estressante ser uma zebra (interna).

terça-feira, 18 de março de 2008

A vitória

Leiam essa notícia.

Não entenderam? No Blig do Gomes e no Blog do Fábio (eles tão aí do lado, nos links) tem a história toda.

Iéééééé!!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Oito horas sem luz

Conversava com Marquinhus e Fábio pelo msn e me preparava para postar sobre o Noitão aqui no blog quando, de repente, a luz apagou. Como "trabalhava" no lap, nem liguei. Foi quando entrei em um site de música e, para minha surpresa, não conseguia abri-lo. Foi aí que somei A+B e me toquei: estávamos sem luz. Eram 13h30.

Xinguei a falta da internet e o fato de dentro de casa estar tão escuro - além de tudo, chovia - que não conseguia nem ler um livro.

Almoçamos no escuro e resolvi fazer alguma coisa da minha vida.

Peguei o jornal de hoje, o livro que estou lendo para a aula de Sociologia, um caderno, um lápis, borracha e o meu celular. Aliás, preciso parebenizar a galera da Samsung. Sem ironias. Porque, assim que pisei no primeiro degrau da escada, meu aparelho pulou do meu colo. E não estando contente de cair de uma altura de mais ou menos um metro e trinta, ele se joga da escada. Exatamente. Lá embaixo. Gelei. "Puta merda, agora já era. Meu celular foi pro saco". Naaada! Coloquei a bateria no lugar e o bichinho funcionou feito novo. Nem uma lasquinha. Só identifiquei dois probleminhas: a luz acende um pouco depois do normal e o flip não prende. Mas ele caiu de uma altura considerável, afinal!

Sentei na cadeira da varanda e fui fazer minhas coisas. Tava um frio condenado, mas pelo menos conseguia ler.

Fiquei lá até umas seis horas, quando tudo já começava a ficar - mais - escuro. Entrei e meu pai brincou: "agora eu vou assistir Friends!" Aí lembrei que o lap top, além de funcionar sem energia elétrica, lia DVD!

Peguei um disco do seriado americano e começamos a assistir. Foram dois episódios, um pouco menos de uma hora.

Passamos as próximas horas sentados na sala, a família toda reunida, conversando. Até ensaiei umas tentativas de leitura, mas as velas não facilitam muito o processo.

Faz uns minutos que a luz voltou. Estou no meu quarto, e o resto da família também está espalhada pela casa.

A falta de luz tem um lado bom: sem TV, computador ou qualquer outra coisa do gênero, as pessoas lembram-se que sabem conversar.

domingo, 16 de março de 2008

Perdi...

E não foi uma aposta nem nada desse tipo. Foi o GP da Austrália. A primeira prova do ano e eu perdi.

O que aconteceu foi o seguinte: troquei de celular há umas duas semanas atrás. No meu antigo aparelho, quando você colocava algum evento no calendário, tinha a opção de tocar o alarme para te lembrar. Nessa madrugada descobri que o novo não faz a mesma coisa.

E pelo que pude ver no Grande Prêmio, no blog do Fábio e no Blig do Gomes, perdi uma puta prova.

Sete carros terminaram a corrida. Nico Rosberg terminou em terceiro. Heidfeld, em segundo. Lewis ativou a função escudo e, equanto o pau comia lá atrás, passeou pela pista e, claro, ganhou. Massa e Nelsinho fizeram cagada atrás de cagada. Rubens Barrichello cometeu duas, e a última fez com que perdesse os pontos adquiridos. Heikki e Alonso brigaram por posições na última volta. O espanhol venceu. A melhor volta foi de Kova (iupiiii!!).

E como diz aquela velha musiquinha de torcida escolar: "Ih, cadê?, a Ferrari sumiu!"

Eis o resultado final:

1.Lewis
2.Heidfeld
3.Nico
4.Alonso
5.Heikki
6.Nakajima
7.Bourdais
8.Kimi

(Tanto Bourdais quanto Kimi não completaram a prova, mas, vamos definir assim, foram os últimos a quebrar).

A prova da Malásia é semana que vem.

sábado, 15 de março de 2008

O treino pelo noitão

Começo de temporada, começo das desculpas esfarrapadas para eu não ter assistido à corrida. Mas dessa vez, juro que vou ver. Mesmo que faça quase trinta horas que eu não vejo minha cama e, provavelmente, só dormirei lá pelas sete da noite. Para acorda à uma hora.

Comentários sobre o Noitão, só quando eu voltar para casa (e como eu estava madrugando no cinema, é óbvio que não vi o treino classificatório. Aliás, só fiquei sabendo do resultado na padaria, quando fui tomar café da manhã).

Por enquanto, divido minha felicidade com vocês por:

- Kubica largar em segundo;
- Kova largar em terceiro;
- Vettel largar em nono.

Triste a Ferrari ter se classificado mal, Bourdais largar só em 17º e Timo Glock ter perdido dez posições.

Até depois, folks!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Enferrujada

Enquanto ouvia Toni Platão cantando Faroeste Caboclo, pude constatar uma coisa: não sei mais a letra inteira da clássica música do Legião. Em vários momentos escorrego, erro palavras. Urgh!

A felicidade em ouvir um CD

Comprei "Renato Russo - uma celebração" assim que o CD saiu. Cheguei em casa toda pimpona, louca para ouvir o disco. Para quem não sabe, esse foi um show feito em 2006 para celebrar os dez anos de morte do Renato Russo, e contou com diversos nomes da música brasileira.

Enfim...

Acontece que há muito tempo eu já não possuía um toca CD em casa. Com o advento do MP3, decidimos que não precisava mandar o aparelho para o conserto. Terminei por ouvir tudo no CD player, usando as caixinhas do computador - coisa que faço até hoje com o MP4 - para deixar o som alto.

Até que, certo dia - e não muito tempo depois de eu ter adquirido o disco - meu CD player caiu no chão. Caiu no chão e destrambelhou. Tanto que, até hoje, ele só toca até a faixa sete e se você quiser pular qualquer música, ele pára.

Quando fui colocar o CD no computador, descobri que o Media Player não o lia! Imaginem minha felicidade! Desde então, nunca mais ouvi nenhuma daquelas músicas.

Hoje, mexia na minha coleção do Legião e achei aquele zicado disco. Resolvi colocá-lo no computador - vai que o iTunes conseguisse lê-lo! E dessa vez, veja só!, abriu um programa de áudio do CD automaticamente!

Agora eu pergunto: sou realmente uma mula quando o assunto é computador ou o meu PC que estava de mau-humor naquele dia?

quinta-feira, 13 de março de 2008

Melbourne, Austrália

Foram 147 dias de espera. Há quarenta e cinco minutos atrás encerrou-se o primeiro treino livre da primeira etapa do mundial de Fórmula 1 desse ano.

Não assisti ao treino, mas de acordo com o que Fábio Seixas relatou em seu blog, Alonso foi pra grama, Piquet rodou, Massa se atrapalhou e Raikkonen foi pra cima.

Já estou com a bandeira da Finlândia em punhos, pronta para torcer por Heikki Kovalainen, mas não aposto nele para a vitória. Toro Roso pontua, Renault vai mais ou menos e Kazuki Nakajima atropela outro mecânico (não adianta. A cena do pit stop no último GP do Brasil vai ficar marcada pra mim).

Para quem quer acompanhar, eis a programação (no horário de Brasília):

Amanhã
0h-1h30, 2º treino livre
21h-22h, 3º treino livre

Sábado
0h-1h, treino oficial

Domingo
1h30, largada, 58 voltas

Quem ganha? Fico entre Raikkonen e Hamilton.

(Inutilidade interessante: a Finlândia ocupa os dois extremos da numeração - #1 com Raikkonen e #23 com Heikki)

terça-feira, 11 de março de 2008

O ponto positivo do cancelamento do Dakar

A Volkswagen confirmou dois veículos da equipe oficial no Sertões desse ano.

Pois é. Se o cancelamento do Dakar teve pontos positivos, esse com certeza foi o melhor (pra gente, pelo menos!). O Sertões agora tem o status de maior prova do circuito mundial de 2008 e é uma ótima alternativa para aquelas equipes furrecas e fajutas - sabe? Mitsubishi, Volks, etc... - "gastarem" toda aquela energia que estava armazenada para atravessar o deserto.

Pelo que falam, Peterhansel também pode pintar por aqui. Mas vamos esperar.

Uma coisa é certa: esse ano vai ser foda!

domingo, 9 de março de 2008

Certas mulheres

Não esqueci que ontem foi o Dia Internacional da Mulher. Por isso deixo o post de hoje em homenagem àquelas mulheres que, há 151 anos atrás, fizeram uma grande greve em uma fábrica em Nova York reivindicando menos horas de trabalho e um salário equiparado ao dos homens - elas ganhavam certa de um terço, execuntando o mesmíssimo trabalho.


Também aproveito para homenagear uma mulher que foi um marco na história do automobilismo. Foi no dia seis de março de 1982 que Michèle Mouton venceu o Rally de Portugal. Não foi a primeira vitória dela em uma etapa do WRC, mas foi naquele ano - período em que surgia o glorioso Grupo B - que Mouton fez seu melhor campeonato, terminando a doze pontos do campeão Walter Röhrl. Depois de Portugal, foram mais duas vitórias, uma na Grécia e outra no Brasil, fechando o ano com mais primeiros lugares que Röhrl. Ela pararia alguns anos mais tarde, para dedicar-se à maternidade, e depois criaria a Race Of Champions.


A todas as mulheres, parabéns!


segunda-feira, 3 de março de 2008

Só pra contrariar

Como se quisesse colocar o dedo na minha cara e dizer "Ahá!", Sebastien Loeb ganhou a etapa mexicana do WRC.

Sorte a dele.

Mas ainda não me rendi: Hirvonen está na liderança do campeonato. Um ponto de vantagem, mas está em primeiro.

Ahá!