quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Ela

Ela não era de muito papo. Para que comesse, deixávamos a comida ali; ela vinha e comia. Quando nos aproximávamos mais, fugia. Às vezes esperava até que não houvesse ninguém por perto para atacar o prato de comida.

Passado um tempo, descobrimos que ela estava para dar a luz. Como, onde, quando? Não sabíamos. Como já disse, ela não permitia nenhum tipo de contato.

Seis e meia da manhã, caminha até a varanda. Lá estava ela, deitada na cadeira. Sorrio com a cara de pau dela. E após uma pequena reunião, decidimos por deixar aquele pequeno ser castanho dormir.

No fim da tarde, voltando para casa, minha mãe me coloca a par da situação. Seus rebentos estavam ali, abaixo da nossa varanda. Já em casa, me divirto com aqueles dois filhotinhos brincando, a mãe atenta a cada movimento, nosso e deles.

Acabo de ouvir algo. Talvez um deles tenha derrubado a vasilhinha de comida colocada no telhado. A cadeira da varanda está vazia, mas sei que estão todos ali embaixo. Me pergunto agora que destino terão esses seres. Nos últimos anos, sete já passaram por nossos braços, cinco vingaram. Todos estavam abandonados, jogados na rua como se fossem um bando de coisas. Os dois novos filhotinhos já conseguiram dono. A mãe, ela na certa ficará por aqui, talvez fazendo companhia para os outros que moram do lado de dentro da varanda. Ou então não. Continuará com sua vida de vira-lata, aparecendo de vez em quando para comer, sozinha, naquele pratinho no fundo do quintal.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Já deu

Duas coisas que já encheram:

- O filme Tropa de Elite
- A porcaria do rolex do Luciano Huck

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Rally na veia!

Próximo final de semana acontece mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade. A etapa será em Severiano de Almeida, perto de Erechim, Rio Grande do Sul. Rally por aquela região é prova boa, pode apostar.

Também fiquei sabendo que a última etapa do Campeonato, que deve ocorrer em dezembro, ainda não tem cidade confirmada. Falam que o mais provável é que Curitiba sedie a prova final, mas existe também a possibilidade de Getúlio Vargas (também na região de Erexa city) abraçar a corrida. Conheço a galera dessa região e sou a favor de outra prova lá. Não é por mero acaso que nesse ano já tivemos duas corridas por ali, incluindo a etapa do Sul-americano em Erechim. Fui ano passado e posso dizer: é foda!

(Uma parte do público presente na etapa do ano passado. O maior que já vi em provas de rally!! E olha que tinha lama, frio e chuva!)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Saby na X-Raid

No dia 11 de outubro - quase um mês depois da morte de Colin McRae - a equipe X-Raid team divulgou quem substituirá o escocês nos rallys UAE Desert Challenge e Dakar : o francês Bruno Saby, que corria pela Volkswagen Motorsport. Saby já foi campeão das duas competições: no Dakar, em 1993; nos Emirados Árabes, em 1996.

Seu companheiro será o também francês Alain Guehennec, que antes navegava para Nasser Al-Attiyah. Quem dividirá o carro com Nasser será Tina Thorner que navegaria adivinha pra quem? Colin McRae.

O UAE Desert Challenge começa daqui a dois dias.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Quando Raikkonen não fazia nada

Lembro-me que tinha lida sobre uma possível saída de Kimi Raikkonen na metade da temporada. Procurei e achei, no blog do Victor Martins (http://victal.zip.net).

O motivo da saída do finlandês, relatava Martins, seria a temporada que o piloto apresentava até então: após a vitória na Austrália, mais nenhum resultado expressivo. A partir da França, Kimi estourou: foram cinco vitórias em dez corridas. Chegou a Interlagos com sete pontos a menos que Lewis Hamilton. O resto, vocês já sabem.

Acho que, por enquanto, o pensamento de tirar Kimi Raikkonen da equipe não passa nem perto da Ferrari.

GP noturno em Cingapura

A FIA confirmou: em 2008 Cingapura sediará uma etapa noturna. Será a 15º da temporada, no dia 28 de setembro (por coincidência, me aniversário!).

O calendário da temporada é:

16/03 - Melbourne (Austrália)
23/03 - Sepang (Malásia)
06/04 - Sakhir (Bahrein)
27/04 - Barcelona (Espanha)
11/05 - Istambul (Turquia)
25/05 - Monte Carlo (Mônaco)
08/06 - Montreal (Canadá)
22/06 - Magny-Cours (França)
06/07 - Silverstone (Inglaterra)
20/07 - Hockenheim (Alemanha)
03/08 - Hungaroring (Hungria)
24/08 - Valência* (Espanha)
07/09 - Spa-Francorchamps (Bélgica)
14/09 - Monza (Itália)
28/09 - Cingapura (Cingapura)
12/10 - Fuji (Japão)
19/10 - Xangai (China)
02/11 - Interlagos (Brasil)

*GP da Europa

domingo, 21 de outubro de 2007

Só eu que vi?

Tá, agora comecei a ficar meio assustada.

Fui só eu que vi o Nakajima atropelando dois mecânicos na corrida de hoje?

Vai faltar vodca em São Paulo

Kimi Raikkonen é finalmente campeão!

Os pilotos não foram punidos, contrariando a minha previsão. Ainda bem!

Depois volto com mais pitacos.

Ainda não acabou

Raikkonen campeão da temporada 2007 da Fórmula 1?
Ainda não.

Em um ano como esse, claro que não podia faltar um grand finale! BMW e Williams estão sendo investigadas por estar com gasolina abaixo da temperatura permitida pelo regulamento. O que isso tem a ver com o resultado? Nick Heidfeld, Robert Kubica e Nico Rosberg pertencem a essas equipes. E chegaram na frente de Lewis Hamilton. Caso esses três pilotos recebam punição, Lewis termina a prova em quarto lugar e leva o campeonato.

Alguém duvida que Heidfeld, Kubica e Rosberg sejam punidos? Titio Ron Dennis deve estar sorrindo, agora.

domingo, 14 de outubro de 2007

Quase irmãos

O Grande Prêmio publicou mais uma demostração de harmonia e fraternidade na novela Alonso x Hamilton.

Nem a Wikipedia escapou!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

E se...?

Semana que vem o Brasil sedia a última prova da temporada 2007 de Fórmula 1. São três candidatos ao título: Lewis Hamilton, com 107 pontos, Fernando Alonso, com 103 e Kimi Raikkonen, com 100.

E se, ao invés de ficar lendo aqueles textos com todos aqueles cálculos matemáticos, você pudesse ver a possibilidade de cada um ser campeão de um modo diferente? O "Marca" fez isso. Acesse o site e descubra todas as chances que cada um tem de levar a taça.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Veja. Eu vi

Veja não é uma revista séria. Já mostrou isso em muitas matérias, e tenta se superar a cada edição. A escolha das palavras de suas reportagens mostram cada vez mais que seu objetivo não é informar a ninguém, e sim tentar enfiar goela abaixo de seus leitores as verdades na qual acredita. E eles acreditam.

A matéria sobre Che Guevara é um excelente exemplo disso. Na edição dessa semana, as cartas que ilustram essa sessão da revista exaltam Veja, chegando a dizer que ela é uma "fonte de luz". O que mais me espanta é saber que essa expressão surgiu de um deputado, vice-líder do PSDB na Câmara. Caro deputado, uma fonte de luz ilumina tudo. Veja não o faz. Ela apenas ilumina a parte que mais lhe convém.

Outros a definem como uma revista imparcial. O dicionário Michaelis define imparcial como algo "quem não se deixa corromper; que julga sem paixão". Quem acredita que Veja se propõe a isso merece um belo de um sorvete na testa.

Não digo que tudo nela é podre e merece ir para a lata do lixo (a mesma em que Diogo Schelp e Duda Teixeira jogaram Guevara), mas existem coisas que soam tão absurdas nessa revista que perde-se o ânimo de continuar a leitura.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Outra caixinha de surpresas

Hamilton deixou de ser a grande novidade do ano. Continua sendo um fenômeno, provável campeão no su ano de estréia. Mas um outro jovem piloto vem se destacando. Seu nome é Sebastian Vettel.

Vettel estreou na Fórmula 1 em Indianápolis, nesse ano. Na ocasião o alemão substituia Robert Kubica, que na prova anterior havia sofrido um acidente fenomenal, resultando em uma torção no pé. E com dezenove anos, Sebastian conquistou seu primeiro ponto na categoria. Chegou em oitavo lugar.

A uma semana atrás, Sebastian foi além. Correndo pela Toro Roso, liderou a chuvosa corrida do Japão e caminha para um terceiro lugar quando, após uma freada de Lewis Hamilton, bateu em Mark Webber e saiu da prova.

Em Xangai, Vettel largou em 17º, após uma punição por ter atrapalhado Heikki Kovalainen na volta de classificação. Ao final da corrida, o menino figurava na quarta posição, conquistando os primeiros pontos da Toro Roso. Aos vinte anos, 2 meses e 27 dias.

Lewis Hamilton que se cuide.

Uma caixinha de surpresas

Acho em minhas coisas uma edição da Folha de São Paulo de março desse ano. Faltavam alguns dias para o o primeiro GP do ano, na Austrália. De Melbourne, Tatiana Cunha escrevia que para essa temporada Felipe Massa tinha dois rivais para o título: Kimi Raikkonen e Fernando Alonso.

Foi também nessa época que Fabio Seixas apostava que Robert Kubica estaria na frente de Fisichella e Hamilton. Pois é.

Terceiro lugar. Essa foi a posição que Lewis Hamilton conquistou na sua primeira corrida na F1. Nas próximas quatro corridas o inglês foi além: conquistou o segundo lugar em todas, enquanto Massa, Raikkonen e Alonso se revezavam nas duas posições restantes.

E quando todos achavam que Lewis era um piloto excepcional, mais uma surpresa: em terras canadenses, no seu sexto GP, o inglês conquista a vitória.

No Japão, ao subir pela quarta vez no lugar mais alto do pódio, todos já sabiam qual seria o destino de Lewis: com 22 anos, ele conquistaria seu primeiro título mundial na prova seguinte, na China, penúltima do campeonato. Mas parece que Hamilton gosta de surpresas.

Lewis errou, e todo mundo erra, como ele mesmo falou. Mas existem erros e erros. Bater na barreira de pneus durante uma demostração de kart, tudo bem. Mas o erro dessa corrida pode custar caro para Hamilton. Com o primeiro lugar de Raikkonen e o segundo de Alonso - Massa ficou em terceiro -, os dois pilotos viram-se com chances de conquistar o campeonato - não são grandes, mas não deixam de existir. E para todos aqueles que acham improvável esse resultado, vale a máxima: a corrida só acaba quando termina.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O maraviliozo portugueis do Congreço

(Será que isso faz parte da reforma da língua portuguesa?)

terça-feira, 2 de outubro de 2007

ÃO, ÃO, ÃO, carro de luxo é a solução

Como estamos nadando em dinheiro no Brasil, a Câmara resolveu que vai dar um presentinho para onze deputados, sendo eles: o presidente da Câmara, outros oito deputados com posto de comando e dois diretores administrativos. "Os veículos zero quilômetro substituirão a atual frota composta, composta de sete Omegas ano 1998 e quatro Tempra 1996", diz a Folha.

Mas esperem! Não são simples carrinhos! Estamos falando de onze veículos que custarão em torno de 130 mil reais cada um! É exigido no edital coisas como freios ABS, ar condicionado, direção hidráulica, CD Player, banco revestido de couro.

É claro. Porque o conforto de nossos amados deputados está acima de qualquer coisa.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Um simples Kovalainen

Após o GP do Japão finalmente percebi que Heikki Kovalainen é quase que um nada perto de Lewis Hamilton.

Deixe-me explicar:assisti ao GP até um pouco depois do acidente de Fernando Alonso. Como já tinha certeza da vitória do Lewis, virei e dormi. Um amigo ainda me alertou: "não desliga!" Não dei bola. Alonso havia batido, Sebastian Vettel havia liderado a corrida, Hamilton estava em primeiro. Nada mais podia acontecer.

Quando acordei, percebi o quão errada estava. Perdi o menino Vettel chorando, Massa e Kubica na maior briga dentro da pista e, o principal, Kovalainen conquistando o seu primeiro pódio na Fórmula 1. Para mim esse era um momento histórico, tão importante quanto Vettel e sua liderança. Tenho uma admiração quase cega por esse piloto. Mesmo que ele tenha aquela arrogante auto-confiança (e devo argumentar que, ao que parece, Heikki baixou a bola nessa temporada) e que, segundo alguns, ele seja um nojento.

Mas qual foi a minha surpresa quando percebi que rarrísimas pessoas davam verdadeira importância ao pódio do finlandês! De Fábio Seixas "ganhou" apenas um "gostei de ver Kovalainen no pódio". Mais destaque foi dado ao fato da Finlândia ter conseguido um dobradinha (2º - Kovalainen; 3º - Raikkonen).

E foi nesse instante que caiu a ficha. Quem é Heikki Kovalainen? Vice-campeão da GP2 2005, piloto de teste da Renault em 2006. Nesse ano ocupa a sétima posição do campeonato, cinco pontos atrás de Robert Kubica. Idade: 26 anos dia 19. Vitórias na Fórmula 1: nenhuma. Pódios: 1.

E Lewis Hamilton? Foi campeão da GP2 ano passado, assumiu o cockipit da McLaren esse ano. Já na sua estréia conquistou o terceiro lugar. Ficou fora do pódio apenas 4 vezes na temporada. Conquistou quatro vitórias. Tem 107 pontos, mais de dez a frente de Fernando Alonso, segundo colocado. Completou 22 anos em janeiro desse ano. É o virtual campeão da temporada.

Como poderia esperar uma reação diferente diante do pódio de Heikki? Ele não fez nada de mais. Feito maior fez Webber com um terceiro lugar na Alemanha. Kovalainen nenhum é páreo para tudo que Hamilton foi e ainda será nesse ano.

Alguém chamado Richard Sainct

Lembro-me como se fosse hoje. Era dia 29 de setembro de 2004. Chego em casa, ligo o computador. Abro o Messenger, um amigo vem falar comigo. "Você está sabendo?" Não, eu não sabia. "O Richard Sainct morreu!"

Sainct. Richard Sainct. Richard Sainct? Vasculhei meu cérebro em busca desse nome. Ah, sim! Piloto de moto, corria o Paris Dakar! E tinha mais alguma coisa.... o que era mesmo?

Procuro na internet, nada em português. Leio em inglês, em francês, em italiano (ou adivinho, no caso das duas últimas línguas). Escrevo uma nota, mando para o Leo - na época escrevia para o site Nas Trilhas. Volto para minha rotina diária.

Lá pelas dez horas da noite o nome volta para minha mente. Richard Sainct. E junto uma enorme tristeza.

Naquele mesmo ano o Rally dos Sertões havia entrado para o Campeonato Mundial de Cross Country para as motos. Contava ver aqueles pilotos que tanto admirava. Os principais eram dois franceses, pilotos da KTM. Um deles, tri-campeão mundial e tri-campeão do Dakar. Richard Sainct.O outro era Cyril Despres.

O Cyril eu já conheço e gosto dele.
O Richard, descobri, não era imortal.